A FILOSOFIA MAÇÔNICA
Ir∴ Claus Carlos Rinnert
Loja Acácia Riosulense nr. 95
Rio do Sul - (GLSC)
Por definição, filósofo significa amigo da sabedoria
Por definição, filósofo significa amigo da sabedoria
A Filosofia divide-se em três partes: Física, Ética e
Lógica, onde:
- Física é o estudo do universo e do seu conteúdo.
- Ética é o estudo da vida e ao que se relaciona conosco,
onde se enquadra a questão da moralidade.
A questão moral remonta aos povos antigos, antes mesmo de a
palavra filosofia ser usada por Pitágoras, entre os gregos, viveram homens de
grande sabedoria. O primeiro a ser conhecido como sábio foi Tales de Mileto:
ele viveu por volta de 640 a.C. e, ao lhe perguntarem: "qual é a coisa
mais difícil?", ele respondeu: "a coisa mais difícil é conhecer-se
a si mesmo"; e ao lhe perguntaram ainda: "como podemos viver a vida
melhor e mais justa?", ele respondeu: "abstendo-nos de fazer o que
censuramos nos outros". E o mais notável foi Sócrates; ele nada
escreveu, mas ensinou vivendo a filosofia. Para ele, o fundamental era
"conhecer-se a si mesmo" pela reflexão. Ele estava convencido de que
a virtude identifíca-se com a sabedoria e o vício decorre da ignorância, do
desconhecimento da verdade.
Platão, que foi o principal discípulo de Sócrates, identificava na alma humana três virtudes: o instinto, a coragem e a razão. No instinto manifestam-se os desejos ligados a sobrevivência e à reprodução. Pela coragem o homem expressa desejos superiores, dando testemunho da existência de uma vontade livre e autônoma. E pela razão governa sua vontade e seus instintos. Isso nos faz lembrar as lições dos aprendizes, onde o maço da vontade é governado pelo cinzel da razão no desbaste da P∴B∴
Platão, que foi o principal discípulo de Sócrates, identificava na alma humana três virtudes: o instinto, a coragem e a razão. No instinto manifestam-se os desejos ligados a sobrevivência e à reprodução. Pela coragem o homem expressa desejos superiores, dando testemunho da existência de uma vontade livre e autônoma. E pela razão governa sua vontade e seus instintos. Isso nos faz lembrar as lições dos aprendizes, onde o maço da vontade é governado pelo cinzel da razão no desbaste da P∴B∴
Já Aristóteles, dividiu a ética em duas categorias de
virtudes: as morais calçadas na vontade e as intelectuais calçadas na razão.
As virtudes morais são a coragem, a generosidade, a magnificência, a doçura,
a amizade e a justiça; as virtudes intelectuais são a sabedoria, a
temperança e a inteligência. Aí está o principal fundamento do método
maçônico.
Então sabendo-se que a Maçonaria é uma instituição
universal, fundamentalmente filosófica que trabalha pelo advento da justiça,
da solidariedade e da paz entre os homens. E de acordo com o grande professor,
Irmão Moisés Mussa Battal, da Grande Loja Maçônica do Chile, a Maçonaria
não é uma escola filosófica, mas uma escola do filosofar.
E também concluiu que: "A tarefa essencial da
filosofia maçônica é irradiar a luz de nossos princípios e de nossos
hábitos para melhorar a condição humana. Mais que monovalente, ou seja, de
uma só linha, de uma só raiz, ela é polivalente. Tem vertentes, então, que
a alimentam e ela se reparte como um delta no mundo profano. É tradicionalista
e às vezes progressista; isto parece um paradoxo, mas não o é; tradição é
conservar o melhor do passado para utiliza-lo em compreender mais o presente e
preparar um porvir melhor que o presente. Ela não é o ensinamento de um
conjunto de normas e princípios; nem um pensar exclusivo ; é uma reflexão da
vida e para a vida".
Em "Lições de Filosofia e Maçônica" o Irmão
Moisés Mussa Battal, traz diversas e importantes definições sobre o tema,
sendo duas delas:
- A filosofia maçônica deseja que o ser e a existência do homem girem em torno de três valores superiores que a História destacou como as maiores conquistas da humanidade: liberdade, igualdade e fraternidade. Ela pondera mais que nenhuma outra, dentre as três, a fraternidade, pela transcendência e os benefícios que implica e abraça tanto na esfera do individual como no coletivo.
- A filosofia maçônica deseja situar o homem numa sociedade onde reine a ordem e o trabalho, a igualdade de possibilidades e de oportunidades, a paz e o progresso, a competência não bastarda, mas que desenvolva as capacidades e as iniciativas, e a cooperação e a solidariedade contidas em seu ser. Quer prepara-lo para viver e atuar inteligente e construtivamente num regime democrático e conseguir a melhora e o aperfeiçoamento deste seu regime, de maneira que alcance o que ele ofereça nos campos econômico, social, cultural e político. E defende o regime democrático porque, até agora, é o que melhor se apresentou. E o quer total e não parcial.
Será que no Brasil resta à Maçonaria a atuação
filantrópica ou como instituição filosófica, limitando sua capacidade de
transformação social. O misticismo tem, entretanto, a consolação de que
para sermos vitoriosos contra o mal não devemos lutar contra ele, mas
ignorá-lo, procurarmos o caminho da luz e, através do amor, expandirmos a luz
para outras pessoas. Para isso, é necessária a compreensão de que as trevas
são apenas a ausência da luz e a obscuridade tem a sua realidade apenas na
consciência do homem imperfeito, cuja ignorância e pensamentos negativos são
o caminho para se fazer o mal. Nesse sentido, devemos procurar nos afastar,
pois permanecer entre as trevas mesmo que seja para combatê-las, significa
ficar sempre distante da luz. Pitágoras disse: "anima-te por teres de
suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las".
Mas até onde conseguiremos suportá-las?
Referência Bibliográfica:
GIRARDI, João Ivo. DO MEIO DIA A MEIA NOITE. Blumenau,
2005.
MAÇONARIA.NET, Site Internet.
NO ESQUADRO, Site Internet.
NOÇÕES GERAIS E INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.076
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