PRANCHA
'LIVRO DA LEI E LANDMARKS: DEÍSMO - TEÍSMO - ATEÍSMO'
Um dos temas mais difíceis de serem abordados é Religião, Religiosidade, Crença ou Fé. Quaisquer que sejam as formas, por mais simples ou complexas que se tenha de abordar estes assuntos, sempre haverá a possibilidade de ferir suscetibilidades de outrem, quer por fórum íntimo ou coletivo. Todos os que crêem, de certo, acreditam ser a sua religião a certa, a correta.
Um dos temas mais difíceis de serem abordados é Religião, Religiosidade, Crença ou Fé. Quaisquer que sejam as formas, por mais simples ou complexas que se tenha de abordar estes assuntos, sempre haverá a possibilidade de ferir suscetibilidades de outrem, quer por fórum íntimo ou coletivo. Todos os que crêem, de certo, acreditam ser a sua religião a certa, a correta.
De antemão, jamais polemizo, em
hipótese alguma, sobre dois temas, os quais, já dou por definidos: quem pagará
a conta do chope ou sobre a religião de
cada um. Declarada a opção, estou sempre de acordo. Porém, há algum tempo,
vivenciei intolerantes ações em diversas reuniões sobre questões relativas à
religiosidade ou a crenças, em diversas lojas, e que me levam agora a tecer
algum comentário sobre esses temas.
Em certa ocasião ouvi um
comentário, numa loja, sobre um Venerável Mestre que se dizia estar querendo
fazer de uma reunião uma sessão espírita.
Este Venerável tinha como opção
religiosa à doutrina Espírita. Tinha por hábito levar um copo d água para
colocá-lo sobre a mesa do sólio e solicitar nas aberturas dos trabalhos que
todos irmãos fizessem um minuto de silencio para a mais absoluta concentração.
Pior do que apenas os comentários era a condenação daqueles atos.
Se este Venerável não professasse
nenhuma crença (totalmente improvável), e tivesse por estes atos nada mais alem
do que saciar a sua sede ou requerer dos irmãos o Maximo de atenção para uma
perfeita sessão seria, por certo, aceito as suas atitudes. Muito se confundem
Ritos com Cultos. Os ritos são necessários, não só para criar uma - ambientação
particular -, mas para agir por uma forma de impregnação do subconsciente, ao
qual, eles darão uma força e uma eficiência real aos trabalhos. Foram os
comentários apenas intolerância? Também.
O mais crível é o desconhecimento
do que é, e representa, o Livro da LEI para os membros da maçonaria. O livro da
Lei seria a Bíblia? O Alcorão? O Talmude? O Veda Rig dos Hindus? O Zendavesta
dos Masdeístas da Pérsia? Ou o Evangelho Espírita de Allan Kardec? Eu diria:
são estes e outros mais. É também uma das imprescindíveis luzes, juntamente com
o Compasso e o Esquadro.
Segundo o 21o. Landmark: É indispensável à existência, no Altar, de
um Livro da Lei, o Livro que, conforme
a crença, se supõe conter a verdade revelada pelo Grande Arquiteto do Universo.
Não cuidando a Maçonaria de intervir nas peculariedades de fé religiosa dos
seus membros, esses livros podem variar de acordo com os credos. Exige, por
isso, este Landmark que um Livro da Lei seja parte indispensável dos utensílios
de uma Loja. Afora os grifos meus, o texto é ipsis litteris dos LANDMARKS
UNIVERSAIS da Maçonaria, considerados como princípios fundamentais da Instituição.
Quando eu coloquei entre
parênteses a expressão totalmente improvável é devido ao Landmark 19 que em
síntese determina que a negação a uma crença é impedimento absoluto e
insuperável para a iniciação. Se assim não fosse (a crença, a espiritualidade)
poder-se-ia pensar em colocar sobre o Altar, no caso, a nossa Constituição
Federal ou o Código Civil Brasileiro. Em ambos há inscrito códigos de ética
moral e conduta. Quiz, porem, os Landmarks inscrever ou traçar um código de
espiritualidade as reuniões. Esta espiritualidade é criadora natural para
condutas de comportamentos e do amor do próximo a seus semelhantes.
Daí, também, considerarmos fora
de quaisquer questões ou discussões o ATEÍSMO. Por outro lado temos que
analisar a vista da crença de cada um, alguns aspectos que dizem respeito aos
fundamentos da sua religião. Deísmo ou Teísmo. No aspecto deísta, rejeitam
estes a revelação, ou conjunto de verdades sobrenaturais manifestadas por Deus
ao homem através da inspiração e iluminação ou pelo ensino oral, comunicado aos
patriarcas, profetas, apóstolos e santos. É foro íntimo. É semântica qualquer
discussão. Estes crêem em Deus pela natureza. Pela VIDA.
Enquanto que no Teísmo existem
mais dogmas. As maiorias das religiões teístas provem de uma revelação divina.
Por não discordar ou concordar com aquela ou esta forma, tenho minhas
convicções que o fundamento maior está em ser crente. A crença é vital.
Certa ocasião um irmão, hoje no
oriente eterno, eu ainda um companheiro, perguntador, me disse taxativamente:
há na maçonaria coisas que absolutamente não concordo, tais como: ser obrigado
a se acreditar num Deus e o veto das mulheres serem iniciadas. Disse ele ainda:
isto fere o direito de igualdade e o livro arbítrio. E acima de tudo ambos
discriminatórios. Companheiro ainda, inseguro, não sabendo se aquilo partindo
de um Mestre veterano seria um pulha, um dito para me pegar, respondi: não sei
ler ou escrever estou aprendendo a soletrar.
Diria hoje a aquele amado
irmãozinho, o que sabia antes e pelo maior amadurecimento sei hoje: olhando a
natureza na sua complexa extensividade, tomando conhecimento da extensividade
infinita do universo e olhando a pequeníssima ordenação destas duas naturezas,
só posso acreditar que há, existe, uma
mão que dá ordem a isso tudo, essa mão é de um DEUS. Essa ordenação pura
e simples sem um ordenador não me satisfaz.
O homem sob todos os aspectos é
um desígnio de Deus. No homem existe uma aura já provada pelo método da
fotografia Kirlian. Esta aura, sob algum aspecto, é a alma que imanta o corpo.
Por ela se podem determinar regiões pobres em energias, doentes, sobre o seu
corpo vital. Ora, se assim, tão fisicamente é crível determinar estas energias,
quão não será através da fé.
Em verdade ver-se-á numa loja em
quaisquer reuniões aqueles que estão cheios de energias, saudáveis, capazes de
imantar os mais pobres por estas saudáveis energias. Por isso, considero
saudável, quiçá obrigatório, que o Mestre Arquiteto energize o templo para que
ao adentrar todos possam receber estas energias possíveis. Para isso é
necessário crer.
Quando no altar do livro da lei,
sobre o Orador, que o abrirá, se forma uma cobertura trapezoidal, o pálio
imaginário, é para proteção das energias negativas e angariar positivas
energias do alto. Energias espirituais. Este trapézio tem suas dimensões
formadas pelos bastões dos irmãos 1o. e 2o. Diáconos, o bastão do irmão Mestre
de Cerimônia e a coluna do altar do Livro da Lei.
Como então desprezar esta ou as
oportunidades? Porque não se fazer o mínimo dos esforços para que os trabalhos
possam ter esta magnetização para o bem comum. Todos sairão imantados de
energias positivas. É só crer.
O que se
requer para isto. O mínimo. A Fé e a Tolerância.
Humildemente,
como eterno aprendiz.
Fernando Guilherme Neves Gueiros,
M∴M∴, R∴L∴ Sphinx
Paulistana, Paulista - PE BRASIL.
Ateísmo
-Doutrina dos ateus; agnosticismo, descrença.
Agnosticismo -1 Qualquer doutrina
que afirma a impossibilidade de conhecer a natureza última das coisas. 2
Doutrina que afirma a impossibilidade de conhecer a Deus e a origem última do
Universo.
Crença -1 Ato ou efeito de crer.
2 Fé religiosa. 3 Opiniões que se adotam com fé e convicção. 4 Crédito
diplomático.
Culto -1 Que se cultivou;
cultivado. 2 Ilustrado, instruído, sabedor. 3 Civilizado. 4 Esmerado: Linguagem
culta. Antôn: inculto. sm 1 Forma pela qual se presta homenagem à divindade;
liturgia. 2 A religião: Culto católico, culto protestante. 3 Cerimônias
religiosas. 4 Veneração. C. externo: cerimônias e festividades religiosas. C.
interno: o que se rende a Deus por atos interiores da consciência.
Deísmo -
Sistema dos que crêem em Deus, mas rejeitam a revelação.
Deísta -
Sectário ou pessoa sectária do deísmo; deícola.
Fé -1 Crença, crédito; convicção
da existência de algum fato ou da veracidade de alguma asserção. 2 Crença nas
doutrinas da religião cristã. 3 A primeira das três virtudes teologias. 4
Fidelidade a compromissos e promessas; confiança: Homem de fé. 5 Confirmação,
prova. 6 Testemunho de certos funcionários que faz força nos tribunais;
confirmação de um teste-munho.
Religião -1 Serviço ou culto a
Deus, ou a uma divindade qualquer, expresso por meio de ritos, preces e
observância do que se considera mandamento divino. 2 Sentimento consciente de
depen-dência ou submissão que liga a criatura humana ao Criador. 3 Culto
externo ou interno pres-tado à divindade. 4 Crença ou doutrina religiosa;
sistema dogmático e moral. 5 Veneração às coisas sagradas; crença, devoção, fé,
piedade. 6 Prática dos preceitos divinos ou revela-dos. 7 Temor de Deus. 8 Tudo
que é considerado obrigação moral ou dever sagrado e inde-clinável. 9 Ordem ou
congregação religiosa. 10 Ordem de cavalaria. 11 Caráter sagrado ou virtude
especial que se atribui a alguém ou a alguma coisa e pelo qual se lhe presta
reverên-cia. 12 Conjunto de ritos e cerimônias, sacrificais ou não, ordenados
para a manifestação do culto à divindade; cerimonial litúrgico. 13 Filos
Reconhecimento prático de nossa depen-dência de Deus. 14 Filos Instituição
social com crenças e ritos. 15 Filos Respeito a uma re-gra. 16 Sociol.
Instituição social criada em torno da idéia de um ou vários seres
sobrenatu-rais e de sua relação com os homens. 17 Mística ou ascese
Religiosidade -1 Sentimento da
religião; tendência natural para a adoração do que se reputa divino ou superior
a nós. 2 Qualidade de religioso. 3 Sentimento de escrúpulos religiosos. 4
Conjunto dos sentimentos religiosos. 5 Exatidão ou pontualidade no cumprimento
e execução dos a-tos e deveres de cada um; fidelidade, probidade, retidão,
zelo. 6 Piedade, temor de Deus, espírito de oração. 7 Virtude específica dos
membros de ordens, congregações e institutos religiosos; observância das Santas
Regras. 8 Religião.
Ritos -1 Conjunto de cerimônias e
fórmulas de uma religião e de tudo quanto se refere ao seu culto ou liturgia. 2
Cerimonial próprio de qualquer culto. 3 Culto, religião, seita. 4 Ordem ou
conjunto de quaisquer cerimônias. 5 Sistema das fórmulas e práticas das
organizações maçônicas. R. de iniciação, Sociol: cerimônias, de caráter
religioso ou não, realizadas na admissão de um indivíduo a uma sociedade ou
associação: Ritos de puberdade. R. de natalício, Sociol: solenidade realizada
entre os povos antigos e os selvagens, por ocasião do nascimento de um filho, a
fim de purificar mãe e filho e dar a este força e energia.
Teísmo -
Crença na existência de Deus e em sua ação providencial no Universo.
Teístas -1 Que acredita na
existência de Deus. 2 Pertencentes ou relativos ao teísmo: Doutrina teísta.
Pessoa que acredita na existência de Deus.
Só faltou explicar ou inserir nesta prancha sobre o "não teísta" como são muitos budistas por exemplo.
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