Em 26/04/2019 o Respeitável Irmão Weber Yagui, Loja Amor e Liberdade, 2.427, REAA, GOB-PR, Oriente de Ivaiporã, Estado do Paraná, apresenta a seguinte pergunta:
MÚSICA EM SESSÃO ORDINÁRIA DE MESTRE
Uma dúvida meu Irmão, em sessão ordinária de Mestre, como fica a harmonia? Pode colocar música?
CONSIDERAÇÕES:
Em Câmara do Meio não é apropriada execução de música. Atente-se para que mesmo em sessão ordinária, a Loja de Mestre não perde o seu caráter de consternação, pois a espinha dorsal do ritual se mantém, mesmo que nela não esteja contemplada a cena teatral de Exaltação.
É bom que se diga que o texto que é lido na abertura do Livro da Lei, por si só traz o caráter de angústia e expiação.
Com o perfil envolvente da liturgia da sessão, muito bem representada pelo que se expõe o Painel do Grau, a harmonia musical não se coaduna muito com o ambiente.
Alguns ritualistas defendem que a harmonia musical poderia se adequar ao simbolismo do ambiente. Nesse sentido, alguns rituais até fazem menção à musica adequada, enquanto que outros nem a mencionam, provavelmente para manter o clima de neutralidade naquilo que diz respeito às crenças individuais.
Assim, o ambiente da Câmara do Meio simula a consternação pela perda de tão insigne M∴. Pelo certo ou pelo duvidoso é que muitos rituais adotam simplesmente o silêncio como agente do respeito que a liturgia exige na sessão.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 12/08/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário