EM PÉ OU SENTADO
(republicação)
Em 20.11.2014 o Respeitável Irmão Washington Luiz Tarnowski, Loja Estrela Mística, 3.929, REAA, GOB-SC, Oriente de Itajaí, Estado de Santa Catarina, apresenta a seguinte questão:
wlt@univali.br
Em pé ou sentado?
Mano Pedro Juk desculpe se não fui bem claro, mas o problema está no Oriente. Quando o Irmão Secretário e o Orador estão falando pelo cargo ele tem prerrogativa de falar sentado correto? Na palavra a bem da Ordem cada Irmão fala por si, desta forma, à Ordem. Mas ao final, as considerações do Orador, ou seja, ele está falando pelo Cargo, ele pode falar sentado? E o Venerável Mestre pode na Palavra a Bem da Ordem falar sentado?
CONSIDERAÇÕES:
Complementando a resposta dada em dezembro próximo passado, os Irmãos Orador e Secretário como Dignidades que ocupam o Oriente, independente de falar pelo seu ofício (cargo) ou não, falam em qualquer circunstância dos seus lugares em Loja sentados, salvo se o Ritual determinar o contrário.
Do mesmo modo, o Venerável Mestre também do Altar por ele ocupado fala sempre sentado, salvo nas situações que o Ritual predizer o contrário.
No Ocidente somente quem tem a prerrogativa de falar sentado é o Primeiro e o Segundo Vigilante, salvo quando o Ritual determinar o contrário.
É oportuno salientar que o Chanceler e o Tesoureiro, mesmo possuindo mesas para o desempenho dos seus ofícios, por se posicionarem no Ocidente, falam sempre em pé (à Ordem).
De todos aqueles que têm o direito a falar sentado, porém por consideração resolvam falar em pé, permanecerão então à Ordem.
Ainda esclarecendo: as Luzes da Loja no caso de estarem em pé nos seus devidos lugares, estes então pousam o malhete e ficam à Ordem (compõem o Sinal com a(s) mão(s) na forma de costume).
T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.676 - Florianópolis (SC) – sábado, 2 de maio de 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário