Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 9 de dezembro de 2023

ESPADA FLAMEJANTE SOBRE O ALTAR - MOBILIÁRIO DA LOJA

Em 21.07.2023 o Respeitável Irmão que se identifica apenas como Samuel (Tommy), Orador da Loja Tabernáculo, 3418, REAA, GOB-SP, sem mencionar o Oriente, Estado de São Paulo, apresenta a dúvida seguinte:

ESPADA FLAMEJANTE

Não estou conseguindo enviar mensagens pelo blog, então resolvi enviar por e-mail diretamente. Minha dúvida é a seguinte. Ao montar o Templo para sessão ordinária temos alguns utensílios como o maço e cinzel, pedras nas mesas dos vigilantes, etc. Quando, em uma sessão ordinária, o 1º Vigilante (que não é instalado) substitui o Venerável ausente, é necessário colocar a Espada Flamejante no altar? Já ouvi discussões por ser parte dos utensílios do Altar, mas como não havia um instalado presidindo e nem o poderia empunhar a espada, acreditei ser dispensada a sua presença. Não encontrei nenhuma orientação sobre, mas gostaria de saber se há alguma exigência sobre o assunto.

CONSIDERAÇÕES:

No REAA a Espada Flamejante fica sobre o Altar ocupado pelo Venerável Mestre, independentemente de ser o titular ou o seu substituído legal.

 Nesse contexto, a página 15 do ritual de Aprendiz do REAA em vigência no GOB, 1.3 Disposição e Decoração do Templo, traz o seguinte: "(...) um malhete, um exemplar da Constituição, do Regulamento Geral da Federação, o Regimento Interno da Loja, a Espada Flamejante (o grifo é meu) e o Ritual (...)".

 Em síntese, a Espada Flamejante é um dos utensílio que ficam sobre o Altar.

O 1º Vigilante não instalado estará atuando em sessão ordinária, destacando que nela a Espada Flamejante não será utilizada. Já se o caso for de uma sessão magna de Iniciação, Elevação e Exaltação, na ausência do Venerável Mestre titular, quem preencherá o cargo vago será o Mestre Instalado mais recente da Loja.

Sobre a Espada Flamejante, ainda vale a pena relatar que só pode empunhá-la aquele que passou pelo cerimonial de instalação. Assim, nas sessões onde haverá sagração de candidato e o substituto legal do Venerável (1º Vigilante) não possuir o título honorífico de Mestre Instalado, o Ex-Venerável Mestre mais recente da Loja será o dirigente dos trabalhos.

É oportuno lembrar que a Espada Flamejante descansa sobre o Altar dentro de um escrínio ou em cima de uma almofada. Graças a isso é que o Porta-Espada, mesmo sem ser um Mestre Instalado, a conduz durante a cerimônia.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário