Está a circular algumas informações nas redes sociais a respeito de Ângelo Soliman, como o primeiro Maçom negro da História da Maçonaria Moderna, porém, quando ele nasceu, por volta de 1721, já existia outro homem negro, que atuava em uma das primeiras Lojas que deram origem à Grande Loja da Inglaterra.
Trata-se de JOHN PINE (1690 - Londres, 1756, Londres). Pintor, desenhista, ilustrador e editor gráfico. Considerado como o primeiro negro iniciado na Inglaterra (e o primeiro da História), porém, sem documentos que atestem a data com precisão.
Ele era da Loja que se reunia no "Horn Tavern in Westminster", uma das quatro Lojas que deu origem a Grand Lodge em 1717, e que passou a chamar Royal Somerset House and Inverness Lodge n° 4, e também pertencia à Loja at Globe Tavern, Morgate, que agora tem o nome de Loja "Old Dundee Lodge n° 18".
Famoso por produzir o frontispício das Constituições de Anderson (1723), sob a égide da Grand Lodge, com sede em Londres. John Pine produziu a Lista Anual das Lojas de 1725 a 1741. Listas que indicavam as localizações das Lojas, o dia e a hora das reuniões. Tornou-se assim, o mais prestigiado ilustrador heráldico e decorativo de Londres.
Quando Ângelo Soliman nasceu, John Pine já tinha mais de 26 anos de idade e já era Maçom atuante. Foi Iniciado na futura Loja Royal Somerset House and Inverness, nº 4, Londres. Faleceu aos 66 anos de idade.
Colaboração: Coluna Cultural Maçônica | @maconariaeartes
Fonte: Facebook_Curiosidades da Maçonaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário