Em 29/09/2023 o Respeitável Irmão Ildebrando Germiniani, Loja Estrela de Luziânia, 1644, REAA, GOB, Oriente de Luziânia, Estado de Goiás, apresenta a pergunta seguinte:
ENTREGA DE DIPLOMA
Estive em visita à uma loja que pratica o mesmo rito nosso, REAA, e constatei um fato que achei inusitado, que passo a relatar.
O Venerável Mestre, na ordem do dia, informado pelo Secretário, iniciou a entrega dos diplomas de Aprendizes, foi chamando o Aprendiz e seu padrinho para fazer a entrega, ocorre que o padrinho era o 2º Vigilante, que se levantou e foi para o oriente deixando a luz descoberta, como alguns irmãos da Loja mostraram dúvida sobre ser ou não permitido isso. Quando chegou na Palavra a bem da Ordem, um dos irmãos pediu a palavra e explicou que somente seria descoberta se o 2º vigilante deixasse o "canteiro de obras" saindo do templo.
Pergunto: Está correta esta informação? Se for assim, por muitas vezes que já vi a cobertura e o irmão 2º vigilante não saiu do templo, foi incorreta, pois ficou com dois 2º vigilantes no mesmo
canteiro de obras.
CONSIDERAÇÕES:
O primeiro deles é o de que nem Aprendizes e nem Companheiros podem ingressar no Oriente em Loja Aberta. Iniciaticamente o Oriente só pode ser frequentando por Mestres Maçons. Assim, o Aprendiz deveria receber o seu diploma no Ocidente, nunca no Oriente.
Permite-se o ingresso de Aprendizes e Companheiros no Oriente apenas nas cerimônias de Iniciação, Elevação e Exaltação com o fito de atender à liturgia em momentos estabelecidos pelo Ritual.
O segundo aspecto é o de que qualquer um dos Vigilantes pode perfeitamente momentaneamente sair do seu lugar para atender à uma obrigação ritualística durante os trabalhos dentro de Loja.
Seria um excesso de preciosismo alguém ter que o substituir nessa ocasião. O Vigilante deve ser substituído se a sua ausência for definitiva, ou seja, ele se retirando dos trabalhos. Agora, apenas para participar de um ato dentro da Loja, não se faz necessária nenhuma substituição.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário