Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

INGRESSO NO TRONO E ESPADA FLAMEJANTE

INGRESSO NO TRONO E ESPADA FLAMEJANTE
(republicação)

Em 17/05/2016 o Respeitável Irmão Cícero Luiz Calazans de Lima, sem declinar o nome da Loja, REAA, GOB-AL, Oriente de Maceió, Estado de Alagoas, apresenta as questões seguintes: calaslima@yahoo.com.br

Tenho as seguintes dúvidas:

1 - A ida do Venerável Mestre ao oriente para tomar assento no seu lugar é pelo lado norte ou sul? E por quê?

2 - Qualquer mestre maçom pode ser o porta espada nas sessões magnas? Ou só poderá ser o Porta-Espada um M∴I∴ 

CONSIDERAÇÕES:

1 – Não é uma questão de circulação, até porque no Oriente ela não existe, todavia a praxe tem sido que, chegando ao Altar, nele se ingresse pelo lado Norte e dele se saia pelo lado Sul. A situação é apenas pela praticidade do procedimento, já que quem ingressa no Oriente, o faz obrigatoriamente vindo da Coluna no Norte (ingressa-se no Oriente pelo nordeste). Assim a distância percorrida até o Altar fica a mais curta possível. O mesmo acontece com a saída, já que do Oriente obrigatoriamente se sai ingressando na Coluna do Sul (sai pelo sudeste). A ordem é só pelo exercício utilitário, não existindo nesse procedimento nenhum motivo esotérico ou outro qualquer que racionalmente possa ser imaginado.

2 – Conforme a alegoria e o simbolismo da Espada Flamejante, ela só pode ser empunhada (tocada) por um Venerável Mestre ou um Ex-Venerável, ou seja, somente por aquele que possuir o título distintivo de Mestre Instalado (que não é grau).

Assim, tem sido costume no REAA que a Espada Flamejante descanse (fique colocada) sobre uma almofada ou dentro de um escrínio (estojo). Essa maneira faz com que o Irmão Porta-Espada, mesmo não sendo um Mestre Instalado, possa conduzir a Espada sem nela tocar, apenas oferecendo-a ao titular. Por assim ser, o Irmão Porta-Espada não precisa necessariamente ser um Mestre Instalado (só precisa ser Mestre), já que ele, na oportunidade da sua condução, devido ao artifício apresentado, nela não encosta.

É oportuno salientar que cargos em Loja são privativos de Mestres Maçons.

T.F.A.
Pedro Juk - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.283– Caxias do Sul – RS, sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário