Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

RITO YORK AMERICANO

RITO YORK AMERICANO
(republicação)

Em 12/06/2016 o Respeitável Irmão Aldo Coutinho, Loja Jacques DeMolay, no 21, Trabalho de Emulação, GLERN, Oriente de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte, solicita informações pelo que segue:
aldocoutinho61@gmail.com

Gostaria de fazer a seguinte consulta:

As Grandes Lojas Americanas (Aprendiz, Companheiro e Mestre) praticam o chamado de Rito de York, ou o Craft Americano? Eu entendo que Rito de York existe a partir do Real Arco, Graus Crípticos, etc. etc. A Grande Loja pratica o que chamamos aqui de Blue Lodge que nada mais é que o Craft Americano. Como na Inglaterra pratica-se o Craft Inglês dentre os quais o Ritual de Emulação, e muitos outros Rituais. Estou certo na minha colocação? Ajude-me a explicar melhor essa situação. Escuto muito aqui dizer que os Estados Unidos pratica o Rito de York e eu entendo que o Craft Americano é uma coisa, REAA e Rito de York são os ditos "graus filosóficos" que se praticam no EUA, sendo que o York é o mais praticado por lá. Estou certo ou estou misturando as coisas e não estou sabendo dizer o correto? As lojas que aqui no Brasil praticam o dito Rito de York Americano na realidade praticam o Craft Americano, correto?
Ficarei muito grato em ouvir suas orientações

CONSIDERAÇÕES: 

Em se tratando das Lojas Azuis norte-americanas (primeiro, segundo e terceiro Graus) eu entendo que o Craft se coaduna melhor no que diz respeito a esse título, até porque no trato dos três primeiros Graus está à obrigatoriedade do Francomaçônico básico universal. Penso que a Maçonaria oriunda da vertente inglesa não se associa ao termo “rito” nesse caso. Obviamente que o “York Rite” é latente e presente na Maçonaria da América do Norte, mas, como bem diz o Irmão, é mais preciso esse título para os graus maçônicos americanos acima das Blue Lodges, cujos três primeiros graus foram ordenados por Thomas Smith Webb.

O título York está relacionado a lendas e histórias da Maçonaria Operativa, cuja localidade situada a nordeste de Londres na Inglaterra é tida como uma espécie de “Meca do Ofício”. Devida à antiguidade suposta e defendida por alguns autores é que o nome “York” acabou sendo associado ao nome de ritos e rituais oriundos da vertente anglo saxônica da Maçonaria.

Assim, em relação ao termo, é preferível que os três primeiros graus (Aprendiz, Companheiro e Mestre) em se tratando das Lojas Azuis, sejam denominados pelo nome de Craft, já aos demais Graus desse sistema como Rito de York.

Essa questão no nome “York” tem gerado um belo mistifório aqui no Brasil, isso graças ao Ritual de Emulação dos Trabalhos ingleses ter adquirido equivocadamente por aqui também o título de Rito de York.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.304 – Florianópolis (SC), sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Um comentário:

  1. Rito de York x Ritual de Emulação

    Por Kennyo Ismail

    Emulação é Rito de York? Não.

    Emulação é um dos Rituais adotados por Lojas da Grande Loja Unida da Inglaterra. É o mais popular deles. Existem outros adotados na GLUI: Stability, Unanimity, Oxford, Sussex, Logic, Perfect, Standard, Taylor’s, Revised, Bristol, etc.
    O GOB, para estreitar ainda mais os laços de fraternidade com a GLUI, escolheu entre esses o Emulação para adotar em seu âmbito, pelo fato de ser o mais utilizado na Inglaterra, geralmente usado nas Lojas dos Distritos da GLUI em outros países. O problema foi que, quando da tradução do Ritual no GOB, erroneamente utilizaram o termo “Rito de York” na capa, pois os responsáveis pela tradução pensavam que o ritual da Inglaterra era o mesmo utilizado nos EUA e chamado de York. Afinal de contas, York fica na Inglaterra, os EUA foram colônia da Inglaterra, e ambos falam inglês, né?
    Infelizmente esse erro originou a confusão que vemos até hoje nas Lojas que adotam o Emulação, com a expressão “Rito de York” estampada nos seus Estandartes e Brasões, e onde os Irmãos acham que estão praticando o Rito de York sem nunca terem tido o menor contato com o verdadeiro Rito de York: Americano.


    Você tem certeza absoluta disso? Sim.
    Os Irmãos que tiverem alguma dúvida quanto a isso podem pesquisar no site da GLUI e tentar encontrar alguma referência sobre Rito de York. Não terá, pois a GLUI não adota oficialmente nenhum rito, e suas Lojas podem utilizar qualquer Ritual desde que siga os costumes do Antigo Ofício, sendo que a maioria adota esses 11 que foram citados.
    Em contrapartida, os Irmãos podem visitar o site http://www.yorkrite.org/, que é o site oficial do Rito de York, e verificar que se trata do Rito Americano. No site há links para todas as Grandes Lojas dos EUA, que adotam o Rito de York em suas Lojas Simbólicas, as “Blue Lodges” (conhecido como Monitor de Webb), e links para todos os Grandes Capítulos de Maçons do Real Arco, Grandes Conselhos Crípticos e Grandes Comandarias Templárias, que administram os Corpos dos Graus Superiores do Rito de York.
    Para os Irmãos que desejam conhecer uma verdadeira Blue Lodge, que trabalha no Rito de York, algumas Grandes Lojas e Grandes Orientes Independentes possuem Lojas trabalhando com base nos Rituais da Grande Loja de New York e da Grande Loja de Nevada. Já o GOB não possui ainda Lojas trabalhando no Rito de York.

    Há diferenças entre o Rito de Yok (EUA) e o Ritual de Emulação (Inglaterra)? Sim.
    Apesar dos templos serem parecidos e o modo de circulação em Loja também, os rituais são bastante diferentes. Exemplos básicos: no Rito de York o Venerável Mestre utiliza uma cartola. No Emulação o Venerável não utiliza cartola ou chapéu. No Rito de York existe Marechal, enquanto que no Emulação existe Diretor de Cerimônias. Esses são apenas 02 exemplos de muitas diferenças existentes.

    A origem de ambos não é a mesma? Não.
    O Rito de York tem como “pai” o Irmão Thomas Smith Webb e como data base o ano de 1797, quando o Rito foi aprovado e adotado pelos EUA. Sua base são os antigos costumes da Grande Loja dos Antigos e da Grande Loja da Irlanda, que eram muito parecidos.
    Já o Ritual de Emulação foi criado na “Loja Emulação”, sendo uma versão dos Rituais surgidos após a fusão das duas Grandes Lojas Inglesas que ocorreu em 1813, e que sofreram forte influência dos costumes herdados da Grande Loja dos Modernos.

    Qual é o mais praticado? O York.
    O Rito de York é praticado por mais de 2 MILHÕES de maçons em quase 50 MIL Lojas Simbólicas. Isso representa quase 60% dos maçons do mundo. Já o Ritual de Emulação é praticado por aproximadamente 200 MIL maçons reunidos em quase 7 MIL Lojas Simbólicas, o que representa um pouco mais de 5% da maçonaria mundial.
    Detalhe: o Emulação é menor do que o REAA, tanto em número de Lojas como em número de praticantes.


    Fonte: http://www.deldebbio.com.br/2017/01/05/rito-de-york-x-ritual-de-emulacao/#more-23029

    Abrazo Fraterno

    Eduardo Luna-Barrera elunabarrera@hotmail.com

    ResponderExcluir