(republicação)
Questão que faz o Respeitável Irmão Pedro Bolis Junior, sem declinar o nome da Loja e rito, GOB, Oriente de Pirassununga, Estado de São Paulo.
pedrobolis@oi.com.br
A dúvida é: durante o escrutínio secreto, naquele momento em que o Venerável Mestre acaba de ler as sindicâncias e passa palavra nas Colunas... O Irmão pode se manifestar contra a Iniciação do Candidato? Ele não já teve oportunidade antes? Um Irmão que não é do quadro de obreiros da Loja pode se manifestar a favor ou contra?
CONSIDERAÇÕES:
Embora no Ritual assim esteja prevista a manifestação sobre o Candidato na Sessão que ocorrerá o ato do Escrutínio Secreto, penso que oposições não cabem na ocasião. Oposições estão previstas no Regulamento Geral da Federação em seus Artigos 13, 14 e 15 antes de ser marcada a Sessão que realizará o Escrutínio.
No ato do Escrutínio Secreto dele só participam Irmãos do Quadro da Loja, inclusive Aprendizes e Companheiros – Artigo 17, Parágrafo Único do Regulamento Geral da Federação.
Conforme especifica o Ritual de Aprendiz em vigência do R∴E∴A∴A∴, o Venerável dá entrada aos visitantes, todavia cumprindo o Artigo 17, estes apenas assistem o ato do escrutínio.
No caso da vossa questão final - Na Sessão que será executado o escrutínio não. Nesse caso o opositor deveria ter se valido da oportunidade mencionada nos Artigos 13, 14 e15 do RGF.
Finalizando. Nunca é demais recomendar que a votação secreta pelas esferas brancas e negras (apenas pelos membros da Loja), carece atentar pelo previsto nos Artigos décimo sexto e seguintes até o vigésimo nono do Regulamento Geral da Federação, até porque uma oposição, ou mesmo aparecimento de esferas negras no escrutínio, estão previstos princípios conforme os Artigos mencionados e pertinentes ao Diploma Legal.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 0999, Florianópolis (SC) – quarta-feira, 29 de maio de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário