NOTAS MUSICAIS
(republicação)
Notas musicais Questão apresentada em 29/01/2014 pelo Respeitável Irmão Marcos André Malta Dantas, Loja Experiência e Sabedoria, 47, sem declinar o nome do Rito e Obediência, Oriente de Vitória, Estado do Espírito Santo. clinicadador@bol.com.br
Querido Irmão Pedro Juk, sou um fã da sua coluna, sou escritor do Oriente de Vitoria - ES, maçom há 10 anos, Grau 33, poderia me ajudar numa duvida? Na abertura dos trabalhos e durante nossas reuniões, temos as batidas, pelo Venerável, pelo 1º Vigilante e pelo 2º Vigilante. Lendo alguns livros, relatam que o som do Venerável seria em sol menor, o do 1º Vigilante em lá maior e do 2º Vigilante seria si bemol. DUVIDA: PROCEDE? Onde poderia encontrar essa descrição?
Pela escola que pertenço na Maçonaria, à autêntica, eu não saberia responder essa questão. Não vejo a Moderna Maçonaria (especulativa) com essas concepções ocultas senão uma escola de aperfeiçoamento humano sedimentada na ciência da moral e da ética. Embora eu seja obrigado como maçom a tolerar essas “ideias”, não sou obrigado, portanto a nelas mostrar credibilidade.
Notas musicais na percussão dos malhetes confesso que é um pouco demais para a minha pessoa. Imagino agora as Luzes da Loja com um diapasão afinando os respectivos malhetes e percussores – dependendo do caso ter-se-ia que incluir um piano para afinar tons menores e meio tom em bemol.
No meu entender o Altar e as mesas dos Vigilantes não podem ser confundidos com uma orquestra de câmara. Assim, sua dúvida não procede. No tocante a descrição, talvez somente por aqueles que escreveram essa joia rara.
T.F.A.
PEDRO JUK –jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.363 Florianópolis (SC) – domingo, 1º de junho de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário