Em 17.03.2022 o Respeitável Irmão Pedro Guglielme Neto, Loja Cavaleiros da Paz, 164, GOP (COMAB), Oriente de Curitiba, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:
POSTURA DO VIGILANTE
Surgiu uma dúvida na sessão de ontem na nossa loja, onde o Irmão 2º Vigilante deve colocar o malhete na hora do cumprimento para receber a Palavra Sagrada do Diácono? Passa para a mão esquerda ou deposita sobre a sua mesa de Vigilante?
CONSIDERAÇÕES:
No REAA, as Luzes da Loja (Venerável Mestre e os Vigilantes), ao ficarem em pé no seu lugar em Loja aberta ficam à Ordem normalmente, isto é, deixam os seus respectivos malhetes para compor o Sinal como todos os demais da Loja.
Infelizmente ainda persiste por parte de alguns o anacrônico gesto de, ao ficar em pé, pousar o malhete no lado esquerdo do peito.
Para o bem da ritualística isso deve ser evitado, salvo quando por dever de ofício as Luzes precisem se ausentar dos seus lugares trazendo consigo o malhete.
Fora isso, o Venerável Mestre e os Vigilantes ao ficarem à Ordem deixam seus respectivos malhetes para compor o Sin∴ com a mão, ou mãos se for o caso.
Entretanto, há uma única situação onde é recomendável que o 1º Vigilante empunhe o malhete. Ela ocorre quando o Vigilante, na abertura dos trabalhos no Grau de Aprendiz Maçom do REAA, do seu lugar, verifica se todos os presentes nas Colunas são maçons.
Nesse caso, o 1º Vigilante deve ficar em pé com o malhete pousado no lado esquerdo do peito. Essa postura se justifica para que o Vigilante não demonstre naquele momento o Sin∴ àqueles que deverão fazê-lo como forma de se identificar como maçons.
Assim, fora essa passagem ritualística onde o 1º Vigilante, por dever de ofício empunha o malhete, nas outras ocasiões, em Loja aberta, as Luzes da Loja ao se colocarem à Ordem compõem o Sin∴ normalmente com a(s) mão(s).
Concluindo, no caso da transmissão da Pal∴ Sagr∴, quando a ocasião exigir que os protagonistas fiquem à Ordem, os titulares que usam malhetes devem deixá-los sobre a mesa e fazer o Sin∴ normalmente como os demais.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário