Antonio Gomes Gimenes - M∴ M∴
O termo Diácono significa
“assistente”, alguém que serve à mesa (Jó 2,5.9). Foram chamados “diáconos” os
cristãos escolhidos pelos apóstolos para servirem aos pobres da Igreja de
Jerusalém. Mas estes diáconos logo começaram a dedicar-se também à pregação do
Evangelho.
A palavra Diácono vem do grego “diakonos”, ou seja servidor. Na
Igreja Católica é o nome que se dá a Segunda ordem de oficiais ou clérigos. No
Cristianismo primitivo, os diáconos eram encarregados de distribuir as esmolas,
de preparar os ágapes, de dar a eucaristia aos comungantes.
No Rito Escocês
Antigo e Aceito é o cargo exercido pelos maçons, para transmissão das ordens
das Luzes aos demais irmãos e o cumprimento de determinadas cerimônias.
Assim,
o Primeiro Diácono, no Rito Escocês Antigo e Aceito, que na Loja se senta à
direita do Venerável Mestre e abaixo do sólio (trono, assento real), cumpre a
sua função, transmitindo e executando às ordens deste ao Primeiro Vigilante e a
todos Dignitários e Oficiais, bem como tem a incumbência de abrir e fechar o
Painel da Loja e sendo aquele que recebe a p∴ s∴ do Venerável Mestre e
entregando ao Primeiro Vigilante, enquanto o Segundo Diácono, que se coloca
perto e à direita do Primeiro Vigilante, recebe deste a p∴ s∴ e entrega ao
Segundo Vigilante, como também transmite e executa às ordens do Primeiro
Vigilante, e cuida para que os Maçons sentados no Ocidente se conservem nas colunas
com respeito, disciplina e ordem.
Cuida os Diáconos no R∴E∴A∴A.', de formarem o
pálio (manto, capa – sentido de proteção), quando da abertura e fechamento do
L∴L∴.
Na maçonaria o Diácono tem, como jóia, uma pomba com um ramo de folhas no
bico, significando sua qualidade de mensageiro e indicando seus atributos de
circunspecção e justiça. Esse emblema deve encimar os Bastões que os Diáconos
transportam, onde o do Primeiro encontra-se encimado por uma pomba inscrita em
um triângulo e a do Segundo encimado por uma pomba em vôo livre, conforme
ensina o Ritual do Aprendiz Maçom.
Aqui, devemos nos reportar aos primórdios da
civilização, época de Noé, quando no dia
17 do sétimo mês do dilúvio, a arca pousou sobre os montes de Ararat. Noé,
então aguardava às águas continuarem se retirando e passados alguns meses, Noé
abriu a janela que havia feito na arca, e soltou uma pomba para ver se as águas
já haviam secado sobre a face da terra. Mas a pomba, não achando onde pousar,
voltou para a arca. É que as águas ainda cobriam a superfície da terra. Ele
estendeu a mão para fora, apanhou a pomba e recolheu-a na arca. Depois esperou
mais sete dias e tornou a soltar a pomba. Pela tardinha a pomba voltou trazendo
uma folha de oliveira que tinha arrancado com o bico. Assim Noé ficou sabendo
que as águas tinham abaixado sobre a terra. Esperou outros sete dias e soltou a
pomba, que já não voltou. Este acontecimento, possivelmente, tenha originado o
simbolismo e o nascimento do significado do mensageiro.
O diaconato foi instituído pelos
Apóstolos. No Livro da Lei encontramos no Ato dos Apóstolos, versículo 6, a
chamada instituição dos diáconos, assim descrito: “Naqueles dias, havendo
crescido o número de discípulos, houve queixa dos fiéis que falavam grego
contra os fiéis de língua hebraica, porque suas viúvas teriam sido esquecidas
no serviço diário. Por isso, os Doze convocaram uma reunião dos discípulos e
disseram: Não é razoável que deixemos de pregar a palavra de Deus para servir
às mesas. Escolhei, irmãos, dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do
Espírito e de sabedoria, aos quais confiaremos este serviço. Pois nós devemos
atender à oração e ao ministério da palavra”.
A assembléia escolheu os
primeiros sete diáconos: Filipe, Prócoro, Nicanor, Tímon, Pármenas, Nicolau e
Estêvão que foi o primeiro mártir, pois quando orava com fervor em defesa de
Jesus que era pregado na cruz foi agredido, tendo exclamado: Senhor
perdoe-os porque eles não sabem o que
fazem.
Por importante, foi com o auxílio dos Diáconos que a palavra de Deus se
difundiu e aumentou de maneira extraordinária o número dos discípulos em
Jerusalém, como também, grande foi o número de sacerdotes que aderiu à fé.
Ainda, na Epístola Timóteo, está escrito as qualidades dos Diáconos que são
descritas como sendo homens de palavra, honestos e que guarnecem o mistério da
fé numa consciência pura. Segundo o Livro da Lei DIACONIA quer dizer SERVIÇO,
ou seja, o Diácono é ordenado para SERVIR. Faz parte do ministério do Cristo
Servo, "que veio para servir e não para ser servido". Na Liturgia
Eucarística o diácono tem funções próprias: servir o altar, proclamar o
Evangelho, convidar para o abraço da paz, purificar os vasos sagrados e fazer a
despedida. Deve, ainda, incentivar a assembléia para uma participação correta e
efetiva na Divina Liturgia.
Afirmam os historiadores Maçons
que este cargo teve sua origem na Inglaterra como atribuições de mensageiros,
pois na Maçonaria Operativa Escocesa, esta denominação era dada ao Oficial
Chefe – Venerável Mestre. Era assim conhecido na famosa Mãe-Loja de Kilwining
até 1735.
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