O Respeitável Irmão José Aparecido dos Santos, sem mencionar o nome da Loja, REAA, GOP (COMAB), Oriente de Londrina, Estado do Paraná, apresenta a dúvida seguinte:
GRÃO-MESTRE PRESENTE E O ÚLTIMO A FALAR EM LOJA.
Meu amado amigo, irmão Pedro Juk
Em leitura em nosso Ritual de Aprendiz do REAA e também da Constituição, o qual pertenço ao GOP PR, tive algumas dúvidas e gostaria de ver se o amigo, irmão pode nos tirar tais dúvidas!
- PROTOCOLO DE RECEPÇÃO E TRATAMENTO: São situações onde tem o grau de autoridades, para entrada e saída do Templo (cortejo), sendo que no Grande Oriente do Paraná GOP PR., o único que pode ter o malhete em Sessão Maçônica, é o Grão Mestre ou Grão Mestre Adjunto, sendo que mesmo que retorne o malhete ao Venerável Mestre, para conduzir a Sessão Maçônica, este tem o nível de condução da Sessão. Correto?
- USO DA PALAVRA EM LOJA: O Venerável Mestre solta a palavra na Coluna do Sul, do Norte e vem para o Oriente, sendo que não tendo o Grão Mestre ou Grão Mestre Adjunto, a última palavra para finalizar o uso da palavra, é do Venerável Mestre! Correto?
Agora, se o Grão Mestre ou Grão Mestre Adjunto, está na Sessão e pegou o malhete e retornou para o Venerável Mestre, o final do uso da palavra, é do Grão Mestre ou Grão Mestre Adjunto, conforme consta no Ritual em uso da palavra.
A nossa pergunta, é a seguinte:
Não estando presente o Grão Mestre ou Grão Mestre Adjunto, a palavra de encerramento, é do Venerável Mestre e não de autoridades que estejam presentes na Sessão! Correto ou não?
CONSIDERAÇÕES:
Seguem comentários que abordam as práticas mais consagradas nesse particular, não obstante alguns rituais e regulamentos de algumas Obediências possam até determinar praticas um pouco diferenciadas. No contexto da sua questão, geralmente são essas as ações mais comuns para os casos:
1. O Grão-Mestre recebe o malhete. Nessa condição existem duas possibilidades. A primeira é a de que o Grão-Mestre, ou o seu Adjunto, de posse do primeiro malhete, por prerrogativa dele dirija os trabalhos. Nesse caso ele ocupará o trono, ficando o Venerável Mestre sentado na cadeira de honra à direita da cadeira central do altar (de quem do Oriente olha para o Ocidente).
A outra situação - que geralmente é a mais comum - inclusive prevista nos regulamentos de muitas Obediências, é a de que o Grão-Mestre, ou seu Adjunto, receba o malhete, mas antes de ocupar seu lugar o devolva ao Venerável Mestre para que este conduza os trabalhos. Nesse caso, o Venerável Mestre ocupará o trono (cadeira central) enquanto que o Grão-Mestre, ou o seu Adjunto, toma assento na cadeira de honra que fica à direita da cadeira central no altar (de quem do Oriente olha para o Ocidente).
No caso da primeira possibilidade, é o Grão-Mestre que, de posse do 1º malhete, é o dirigente dos trabalhos. Na segunda possibilidade não, pois ele ao devolver o malhete abdica da direção dos trabalhos naquela ocasião.
Assim, o dirigente é sempre aquele que estiver detento o primeiro malhete na oportunidade, mesmo que o Grão-Mestre, ou o seu Adjunto, estejam presentes nas cadeiras de honra à direita e à esquerda do trono.
2. O último a falar. Não estando presente o Grão-Mestre, ou o seu Adjunto, o último que usa a palavra no período da Palavra a Bem da Ordem é o Venerável Mestre. Nesse caso, ele faz os comentários finais necessários e a seguir passa a palavra ao Orador para que, sob o ponto de vista legal, este dê as suas conclusões. Dadas as mesmas pelo Orador, procede-se ao encerramento ritualístico.
Estando presente o Grão-Mestre, ou o seu Adjunto, dirigindo ou não os trabalhos, ele, ou o seu Adjunto, fala por último, isto é, após as conclusões do Orador. Completada a fala do Grão-Mestre, ou do Adjunto, dá-se início ao encerramento ritualístico.
3. Outras autoridades presentes. Não estando presente o Grão-Mestre, ou o seu Adjunto, outras autoridades que por ventura estejam presentes pedem a palavra ao Venerável Mestre, portanto, falam antes dos comentários finais do Venerável e das conclusões do Orador.
Reitero, a única autoridade que fala após as conclusões do Orador é o Grão-Mestre, ou o seu Adjunto. Outras autoridades que eventualmente se façam presentes falam no período da Palavra a Bem da Ordem antes da fala final do Venerável Mestre.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário