JOSÉ ZACARIAS DE MIRANDA E SILVA (Baependi, MG, Brasil, 1851 — São Paulo, 1926). Pastor presbiteriano brasileiro, considerado um dos pioneiros do presbiterianismo no Brasil.
Ele formou-se em Magistério e foi professor de Latim, Francês, Álgebra e Aritmética, além de ser músico e atuar como maestro em banda, tinha a profissão de alfaiate.
Em 1899 com a "Questão Maçônica", seus familiares e fiéis insatisfeitos com a Primeira Igreja de São Paulo organizam a Igreja Filadelfa, de modo que ele então deixa o ministério sorocabano e passa a pastorear ao novo grupo que em 1900 uniu-se à Segunda Igreja de Modesto Carvalhosa, núcleo que formaria a Igreja Presbiteriana Unida; no sínodo realizado em 1903, ele se justificou declarando não ver incompatibilidade entre ser maçom e pertencer à igreja mas, diante da rejeição dos demais membros da igreja, abandonou a Maçonaria e passou ser um dos mais ardorosos defensores do Sínodo, posição que manifestava em artigos na Revista das Missões Nacionais, onde foi redator entre 1900 a 1903 (função já ocupada por ele entre 1894-1897); o Presbitério retribuiu-lhe a dedicação, ofertando-lhe uma pena de ouro.
INICIAÇÃO MAÇÔNICA: 1883
Loja: Perseverança III, Sorocaba, SP, Brasil.
Idade que foi Iniciado: 32 anos
Faleceu aos 74 anos de idade.
Fonte: Facebook_Curiosidades da Maçonaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário