Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 4 de junho de 2022

O LUGAR DA ESTRELA FLAMEJANTE

O LUGAR DA ESTRELA FLAMEJANTE
(republicação)

Em 02/09/2017 o Irmão Ordálio Frizzo, Companheiro Maçom da Loja Saldanha Marinho, 1601, REAA, GOB-PR, Oriente de Curitiba, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:

Logo após minha elevação e tendo contato com os trabalhos do Grau levantei uma dúvida sobre o posicionamento da Estrela Flamejante em Loja.

No templo que utilizamos existe uma estrela no centro geométrico disposta no teto como se fosse uma luminária, porém, ao preparar o templo colocamos um painel na parede na Coluna do Norte e que é acesa logo após serem acesas as velas.

Nas Instruções desse Grau vi que a Estrela deverá ter uma ponta apontada para cima o que justificaria sua colocação na parede cumprindo assim o que indica o Procedimento Ritualístico.

Minha pergunta. Procede colocarmos o painel na parede ou apenas a estrela do teto fará esse papel? E ainda, o momento de acendermos o painel (ou o teto) deverá ser logo após acendermos as velas ou há algum outro momento correto para isso?

CONSIDERAÇÕES:

A resposta anteriormente enviada já responde propriamente a essas questões, porém nunca é demais aproveitar a oportunidade para se mencionar alguns aspectos relativos à posição da Estrela Flamejante no REAA⸫.

O Pentagrama (estrela de cinco pontas) fica situado no teto da Loja - dele pendente ou nele fixado - sobre o lugar do Segundo Vigilante. Esse local corresponde ao meridiano do Meio-Dia donde o Vigilante ao Sul observa a passagem do Sol. 

Isso pode ser perfeitamente constatado na dialética ritualística pertinente à abertura dos trabalhos – essa passagem corresponde ao Sol na posição zenital ao Meio-Dia e no ocaso, emblematicamente à Meia-Noite.

Como já comentado em outra ocasião, a Estrela Flamejante é um símbolo de luz intermediária que fica situado entre o Sol (Oriente) e a Lua (Ocidente).
Como estrela hominal, ela não possui luz própria, portanto não recebe iluminação especial e nem possui representação para tal. 

Do mesmo modo, o Pentagrama nada tem a ver com acendimento de velas, até porque esse acendimento de velas não possui nenhuma cerimônia especial de cunho esotérico, senão a sua relação direta que indica o lugar das Luzes (menores) da Loja e a evolução iniciática do maçom. Assim também como não existe cerimônia para acendimento do painel, ou do teto (???).

Para a Estrela Flamejante não existe momento para o seu “acendimento”, até porque essa iluminação não é prevista, pois o Pentagrama não é um elemento emissor ou receptor de Luz. 

O termo “flamejante” por si só representa a alegoria do conhecimento humano em contraposição às trevas da superstição e da ignorância.

Para representa-la com o ápice para cima a Estrela não carece de colocação especial sobre a parede, pois no seu interior existe a letra G (Geometria) em posição de leitura, o que lhe dá de qualquer lugar sentido orientativo sobre qual é a sua parte superior e a sua parte inferior. O Ritual também não prevê a sua colocação sobre a parede Sul.

Simbolicamente a Estrela Flamejante representa o homem – a sua ponta para cima corresponde a cabeça, as duas pontas laterais (esquerda e direita) correspondem os membros superiores e as outras duas voltadas para baixo, os membros inferiores. Nesse sentido, o emblema estelar com um só o ápice voltado para cima concebe a naturalidade e a ordem das coisas na Natureza, já que em posição invertida, ela simboliza os aspectos da animalidade e do caos das trevas (bode). Como a Maçonaria é uma Obra de Luz, ela nunca adota a Estrela de modo invertido (de ponta cabeça).

Concluindo, não existe nenhuma luz para ser acesa que corresponda à Estrela Flamejante, assim como o seu lugar não é na parede Sul, porém no teto, sobre o ambiente reservado ao Segundo Vigilante. 

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário