Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 15 de junho de 2022

LUGAR DO 2º DIÁCONO EM LOJA NO REAA

Em 10.11.2021 o Respeitável Irmão Jocely Xavier Araújo, Loja Herbert Jurk, 2.818, REAA, GOB-SC, Oriente de Timbó, Estado de Santa Cataria, solicita esclarecimentos.

LUGAR DO SEGUNDO DIÁCONO

Mais uma vez, venho incomodá-lo, desde já desculpe. REAA. Qual o local correto do segundo Diácono? Ritual 1º GRAU, Página 46 - VEN∴ Ir∴ 2º. Diác∴, qual é o vosso lugar em Loja? 2º Diác∴ - À direita do Ir∴ 1º Vig∴

Esse à direita do 1º Vig∴ significa a sua cadeira está realmente à direita da mesa do Ir∴ 1º Vig∴ encostada na parede, ou à direita do Ir∴ 1º Vig∴, mas um pouco à frente deste isso é aproximadamente na metade da mesa?

COMENTÁRIOS:

Na realidade, no REAA, o 1º Vigilante não fica de fato “encostado” na parede ocidental, mas um pouco afastado dela, isto é, mais ou menos de 1,00m a 1,20m da parede.

Contudo sabemos perfeitamente que às vezes o mobiliário da Loja precisa se adequar ao tamanho do espaço. Assim, num caso desses, o “à direita do Irmão 1º Vigilante” não carece ser simétrico, mas pelo seu lado direito um pouco mais à frente.

Agora quando o espaço for suficiente e o Vigilante não precise ficar encostado na parede ocidental, aí o “à direita” deve ficar simétrico, ou quase simétrico, ao conjunto mobiliário do 1º Vigilante, ou seja, de fato à direita.

Via de regra, tudo depende do espaço, adequando-se conforme a necessidade. Agora em ambientes espaçosos, o 2º Diácono deve ocupar lugar à direita e simétrico ao 1º Vigilante (como se apresenta na página 22 do ritual de Aprendiz em vigência, item 1.3.2 – Planta do Templo), ambos na Coluna do Norte.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário