Em 25.10.2021 o Respeitável Irmão Rogério Alves Leoni, Loja Independência e Luz, 301, REAA, GOB-RJ, Oriente de Barra Mansa, Estado do Rio de Janeiro, formula a questão seguinte:
SE VOLTAM PARA O VENERÁVEL?
Quando o Venerável fala " a mim meus Irmãos", os Irmãos se viram para ele ou se mantém na posição em que estão?
CONSIDERAÇÕES:
Nesse contexto ritualístico, a expressão dita pelo Venerável Mestre denota que todos sigam-no, ou estejam junto com ele.
A bem da verdade, todo esse procedimento rotula uma aclamação ao Sol simbolizado com fonte de sabedoria. No abrir dos trabalhos, a sua plenitude ao Meio-Dia e, no encerramento, a certeza da sua volta (Sol), porque quanto mais escura é a madrugada, mais próximo está o raiar de um novo dia.
Era comum entre os povos do Norte, dentre ele os árabes, por exemplo, saudar a volta do Sol no solstício de inverno tendo às mãos um ramo de acácia.
É esse o argumento dessa alegoria no REAA. Assim, o Venerável Mestre saúda e pede que todos o acompanhem nos procedimentos.
Nessa ocasião todos o seguem permanecendo como estão nos seus lugares, o seja, sem a necessidade de que a assembleia se volte para o Venerável Mestre. Até porque todos, inclusive o próprio Venerável, se reportam nesse momento aclamando à Luz.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário