Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 8 de junho de 2022

MINUTO MAÇÔNICO

QUATRO

1º - Número que, entre os antigos, era consagrado a Mercúrio e que, entre os pitagóricos, era chamado o número perfeito, sendo, portanto, considerado um número sagrado.

2º - Em muitas nações da antigüidade e da atualidade, o nome de Deus foi composto de quatro letras, e de maneira mais proeminente entre os judeus que o escrevem IHVH e o denominavam Tetragramaton ou seja, o nome de quatro letras.

3º - O número 4 é o número da harmonia: é a ação da unidade exercida sobre o ternário da forma. É o número dos elementos: ar, terra água, fogo. É o equilíbrio perfeito, o quadrado, o positivismo, o realismo. O quatro é o cubo, a imagem da Terra.

4º - O Quatro é a conseqüência do ternário, porque este é o espírito, o movimento, a resistência que conduzem naturalmente àquele que é a estabilidade, a harmonia. O número dos quatro pontos cardeais e da Tetractys.

5º - Antigo símbolo egípcio do Quaternário, hoje mais substituído pelo Esquadro, que, no entanto, tem também significado diferente.

Fonte: http://www.cavaleirosdaluz18.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário