Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 18 de junho de 2022

TÍBIAS OU FÊMURES - EMBLEMA DA CÂMARA DO MEIO

TÍBIA OU FÊMUR
(republicação)

Em 12/09/2017 o Respeitável Irmão Rodrigo Torres, Loja Reinaldo Alioti, 4.463, REAA, GOSP-GOB, Oriente de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, apresenta a seguinte questão:

Entrei em contato para tirar uma dúvida com você pelo Facebook e você pediu para mandar a dúvida pelo e-mail. Então vamos lá:

Cheguei a encontrar, em trabalhos diferentes, Irmãos afirmando que, no conjunto crânio e ossos cruzados, os ossos são fêmures e não tíbias.

COMENTÁRIOS:

O mais comum como símbolo maçônico são duas tíbias cruzadas tendo logo acima delas um crânio cujos quais formam um dos emblemas da mortalidade – “do pó vieste e ao pó voltarás”. É o alerta para o destino final de todos os homens. 

Em Maçonaria, embora ele até se apresente na Câmara de Reflexão dos ritos que a possuem, o mesmo é emblema mais comumente usado na Câmara do Meio (Loja de Mestre), já que ela, mormente dentre outros significados, também representa o luto pela última fase da transição humana – a Meia-Noite, ou o final da vida terrena. 

Como aspecto iniciático esse emblema esotericamente lembra também o Inverno e a morte do Sol, época em que a Terra dele fica viúva (a morte de H⸫).

Símbolo da consternação, sua composição mais comum é ter duas “tíbias”, entretanto, nesse sentido não existe nenhuma diferença se em lugar delas aparecerem dois “fêmures”. Em qualquer caso, ambos simbolizam a morte.

Na realidade, iniciaticamente o que o envolve a liturgia do Terceiro Grau é a sua mensagem como símbolo e, nesse caso, um ou outro ensejam o mesmo significado. Em síntese, sem a necessidade de dourar a pílula, tanto faz. Podem ser tíbias, ou fêmures.

Os que defendem o contrário, que então apresentem suas justificativas plausíveis.

Outros comentários a respeito, prudentemente ficam velados, pois é conhecida a presença dos “puristas de plantão”. Estes, na realidade e com raríssimas exceções pouco ou quase nada entendem do assunto, entretanto mesmo assim eles não pouparão críticas em nome de um segredo que nem mesmo eles sabem onde encontra-lo. 

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário