Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 26 de junho de 2022

TOCHEIROS NO CENTRO DO OCIDENTE (EM TORNO DO PAINEL)

Em 22.11.2021 o Respeitável Irmão Rafael Gomes da Silva, Loja Júlio de Mesquita Filho, 4.382, Rito de York, GOB-DF, Oriente de Brasília, Distrito Federal, apresenta o que segue:

CASTIÇAIS NO REAA

Gostaria de saber o porquê o Ritual do REAA praticado no Grande Oriente do Brasil não possui no centro do templo os 3 castiçais de altura elevada com o painel do grau no centro do templo, tendo apenas o painel do grau. Seria a falta dos castiçais fruto das reformas de Murat que ainda são existentes em nossos rituais?

CONSIDERAÇÕES:

Não existem tocheiros no centro do Ocidente simplesmente porque eles não fazem parte do mobiliário do escocesismo simbólico.

No REAA as Luzes da Loja (Venerável Mestre e Vigilantes) têm diante de si, sobre o Altar (o Venerável) e sobre as mesas (os Vigilantes) um candelabro que comporta no máximo três luzes cada um (conhecido como candelabro de três braços). Na liturgia do rito, essas luzes são acesas em número conforme o grau simbólico de trabalho da Loja.

Essas luzes, conhecidas como litúrgicas, simplesmente simbolizam o estágio de aprimoramento em que se encontra o iniciado. Isto é, quanto mais luzes acesas nos candelabros, maior é o grau de esclarecimento do Iniciado, ou seja, maior é o seu grau
simbólico.

Vale mencionar que não existe nenhum cerimonial especial para o acendimento dessas luzes. Elas, além de indicar o estágio de aperfeiçoamento em que se encontra o maçom, também identificam os titulares dirigentes da Loja (detentores dos malhetes), conhecidos como as Luzes da Loja.

Assim, originalmente no REAA, ao centro do Ocidente, sobre o eixo do Templo fica o Painel do Grau, sem nenhuma luz acesa ao seu redor.

Essa disposição de luzes com três tocheiros é prática de outro rito, portanto não devemos fazer da ritualística maçônica um emaranhado sincrético. Os tocheiros, por exemplo, no Rito de York ficam geralmente ao lado do Venerável Mestre e dos Vigilantes. Já no Schröder ocupam três cantos do tapete.

É oportuno lembrar que no autêntico REAA também não possui luzes acesas (tocheiros ou candelabros) no, ou sobre o, Altar dos Juramentos. Este fica no Oriente e é uma extensão do Altar ocupado pelo Venerável Mestre. Traz sobre ele somente as Três Grandes Luzes Emblemáticas que são o Livro da Lei, o Esquadro e o Compasso e não literalmente velas ou lâmpadas acesas.

Infelizmente o que não faltam são rituais enxertados com práticas de outros ritos, o que tem trazido interpretações dúbias e equivocadas. É bom lembrar que a disposição do mobiliário e dos elementos simbólicos obedecem veladamente a uma mensagem iniciática proposta pelo arcabouço doutrinário de cada rito. Alterá-la é ferir os propósitos de aprimoramento.

A propósito, em que pese o REAA ser filho espiritual da França, as reformas de Amiable e Murat nada tem a ver com ele, mas com o Rito Moderno ou Francês.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário