Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 29 de junho de 2022

TEMPO DE ESTUDOS

TEMPO DE ESTUDOS
Ir∴ Francisco José Povoas - M∴M∴ 

A posição correta do Aprendiz, no Templo, é no topo da coluna do Norte, razão pela qual são considerados, os Aprendizes, pedras angulares do edifício. Fica, assim justificada a posição da pedra bruta no painel. Situa-se na coluna do Norte e representa simbolicamente o homem dominado pela violência das paixões desordenadas e pela vontade insubmissa.

O neófito, esotericamente, é a pedra bruta, e só ele próprio pode trabalhar a sua pedra para desbastar-lhe as asperezas e avivar-lhe as arestas, até transforma-la em pedra cúbica (polida), única que serve para a construção de um templo sólido e magnífico, como deve ser o Templo da Fraternidade Universal. A pedra cúbica está na coluna do Sul para onde irá o Aprendiz, quando merecer seu aumento de salário.

O homem maçom persegue com avidez a sua reforma interior, desbastando e polindo sua pedra.

Tal tarefa é gradual, emerge pouco a pouco do seu inconsciente. O Aprendiz conta, para tal, com o clima da Loja e com os benefícios da prática ritualística assídua. Sem isso, dificilmente dominará suas paixões, reformulará seu equilíbrio espiritual.

Entramos na Maçonaria para que o nosso ser profundo descubra e compreenda a Verdade. Esta é a obra da Arte Real. Somos a pedra sobre a qual devemos trabalhar para a construção do Templo da Fraternidade Universal.

E a desbastação da pedra se consegue com o MAÇO e o CINZEL.

No painel, o MAÇO e o CINZEL vêm associados, simbolizando a associação da inteligência com a razão, o que permite distinguir o bem e o mal, o justo do injusto.

O MAÇO representa a vontade. Aquele que o usa, goza certa dose de poder. Na nossa Oficina ele é o emblema do comando, empunhado pelo Venerável e pelos dois Vigilantes. Sozinho, o MAÇO não poderia agir sobre a pedra bruta. Necessita da ajuda do CINZEL.

O CINZEL é uma ferramenta que corta; logo, é o princípio ativo, masculino, penetrante.

Necessita do MAÇO para esquadrejar. A associação das duas ferramentas induz-nos a concluir que graças à associação da força física (MAÇO) com a força espiritual (CINZEL), chegaremos ao conhecimento da Verdade.

Fonte: O Pesquisador Maçônico

Nenhum comentário:

Postar um comentário