Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 25 de junho de 2022

VIGILANTE PEDINDO A PALAVRA - REAA

Em 19.11.2021 o Respeitável Irmão Marco Antonio dos Santos, Loja Oito de Dezembro, 2.317, REAA, GOB-SP, Oriente de Diadema, Estado de São Paulo, formula a seguinte questão:

VIGILANTE PEDINDO A PALAVRA

Como proceder para pedir a palavra sendo o Segundo Vigilante?

CONSIDERAÇÕES:

Tanto o 1º Vigilante como o 2º Vigilante, estando concedida a palavra na Coluna, o respectivo Vigilante, se dela quiser fazer uso, então a pede diretamente ao Venerável Mestre.

A regra é de que exceto o Venerável Mestre, ninguém mais pode usar da palavra sem obter permissão – vide, por exemplo, o que consta no ritual em vigência logo após o Venerável Mestre ter declarado a Loja aberta: “Desde agora a nenhum Irmão é permitido falar ou passar de uma para outra Coluna sem obter permissão (os grifos são meus) e nem...”

Assim, o modo mais consagrado para esse procedimento no REAA é o Vigilante aguardar até que reine silencio na sua Coluna para que ele, por último, então peça com um golpe de malhete, a palavra ao Venerável Mestre. Este, por sua vez, o autoriza dando também um golpe de malhete.

Toda essa prática ocorre entre as Luzes da Loja (Venerável e Vigilantes) estando elas sentadas.

No Ocidente, salvo se o ritual determinar ao contrário, os Vigilantes são os únicos que falam sentados. Contudo, se por deferência o Vigilante preferir falar em pé, deve então se colocar à Ordem, isto é, corpo ereto, pés em esquadria compondo o Sinal de Ordem (deixa o malhete sobre a mesa e faz o Sinal com a mão, ou mãos se for o caso).

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário