Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 1 de junho de 2022

EXPOSIÇÃO E COBERTURA DO PAINEL DO GRAU - REAA

O Respeitável Irmão Marcio José da Silva, Loja União e Liberdade, 4601, REAA, GOB-BA, Oriente de Uruçuca, Estado da Bahia, formula a seguinte questão:

EXPOSIÇÃO E COBERTURA DO PAINEL DO GRAU

Minha dúvida é a seguinte: No momento em que o Mestre de Cerimônia vai expor/cobrir o painel do grau, ele deve fazer a circulação, ou seja, saindo do sul para o norte para depois passar pela retaguarda do painel e daí expô-lo ou cobri-lo, ou pode-se a fazê-lo diretamente quando ele deixar o bastão no suporte, sem precisar circular?

CONSIDERAÇÕES:

Para expor o Painel da Loja – Como a Loja já está aberta, há circulação. Assim, o Mestre de Cerimônias deixa o seu bastão e se dirige pelo Sul até a frente do Painel (sobre o eixo do Templo) e expõe o Painel na forma de costume. De retorno ao seu lugar, ele sai da gente do Painel, segue pelo Norte, cruza o eixo em direção ao Sul pela retaguarda do Painel e se coloca no seu lugar em Loja.

Para cobrir (fechar) o Painel da Loja – Como nessa ocasião a Loja já está fechada, o Mestre de Cerimônias deixa o seu bastão e se dirige do Sul até a frente do Painel (caminho mais curto) e logo o cobre conforme requer o seu dispositivo (suporte). De retorno ao seu
lugar, ele não precisa mais circular, basta retornar, da frente do dispositivo, diretamente ao seu lugar, observando, contudo, que em sendo as Luzes Litúrgicas velas, o Mestre de Cerimônias, após ter coberto o Painel as apagará na ordem inversa da do acendimento. Nesse caso também não há circulação.

Assim o Mestre de Cerimônias, para apagar às Luzes Litúrgicas (velas) se dirige diretamente à mesa do 2º Vigilante, posteriormente à do 1º Vigilante e, finalmente, ao Altar ocupado pelo Venerável Mestre.

Nessa oportunidade, por não mais haver circulação (Loja fechada), o Mestre de Cerimônias percorre o caminho mais curto possível. Cumprido o seu dever de ofício, ele se dirige diretamente ao seu lugar, antes da Bat∴ e da Aclam∴.

Mais explicações podem ser encontradas no SOR – Sistema de Orientação Ritualística na plataforma do GOB RITUALÍSTICA – página oficial do GOB. O SOR é para ser aplicado sobre os rituais atualmente vigentes no GOB.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Secretário Geral de Orientação Ritualística – GOB
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário