Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 13 de junho de 2022

A INFLUÊNCIA DO NÚMERO TRÊS

A INFLUÊNCIA DO NÚMERO TRÊS

O número 3 tem grande influência, não só na maçonaria, mas em várias áreas.

Falar sobre o simbolismo mágico que envolve os números é um assunto tão fascinante quanto a eterna busca para explicações que decifrem a alma humana. Independente do tempo e do espaço, de religiões e conceitos, o ser humano sempre criou e procurou símbolos e códigos para decifrar a si mesmo. E a simbologia dos números é um deles.

As tradições relatam que os povos primitivos utilizavam os dedos e pedras para fazer seus primeiros numerais. Os egípcios aprenderam a Matemática com os hebreus cativos, há mais de 300 anos antes de construir as pirâmides. A Matemática explica que os primeiros números surgiram quando os pastores começaram a contar seus rebanhos no final do dia, comparando a quantidade de ovelhas à determinada quantidade de pedras. Uma das ciências mais antigas da História, a Numerologia, foi utilizada pelos povos fenícios, babilônicos, egípcios, gregos, romanos, chineses e árabes.

Ao longo do desenvolvimento desta ciência, cada número passou e ter um significado. E o simbolismo do número três é um dos mais curiosos e complexos nas mais diversas culturas e seus simbolismos. O três significa “A Criação”, a natureza tríplice de Deus (criação – conservação – destruição). Pode significar também o desenvolvimento ordenado do Universo em sua total harmonia e os três principais ciclos da vida: nascimento, apogeu e morte.

Já na Filosofia, por definição do pensador Pitágoras, representa o conhecimento: música, geometria e astronomia. Em outras culturas é definido ainda como o símbolo sexual masculino: pênis e testículos; a composição do homem: corpo, alma e espírito, ou as três esferas concêntricas do Universo: o natural, o humano e o divino. Para os chineses é o número perfeito porque reúne o homem, a terra e o céu. Já os gregos vêem a Deusa e a vegetação em três aspectos: jovem, mãe e velha.

Bíblia – Na Bíblia o número três significa a comunhão perfeita, a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Jesus, Maria e José, três pessoas formam a Sagrada Família. Três eram os reis magos que visitaram o menino-Deus. Três foram as tentações superadas por Cristo no deserto. Aos trinta anos, iniciou sua vida pública que durou três anos. Doze eram os números de apóstolos (um mais dois, igual a três) e três eram as Marias presentes em sua crucificação. Aos trinta e três anos foi morto e três dias depois, Cristo ressuscitou.

Bruxaria – Já para as bruxas, o número três, representado pelo triângulo, significa a manifestação da magia ocidental e é usado em invocações para invocar espíritos. O sinal da entidade é colocado no centro do triângulo. O triângulo invertido representa o princípio masculino. Há também o símbolo das três luas, indicando três faces: A Virgem, A Mãe e A Anciã.

Maçonaria – Na Maçonaria os três pontos também possuem um significado todo especial e com as mais variadas interpretações. O maçom, quando assina qualquer documento, finaliza sua assinatura com três pontos, que podem significar: liberdade, igualdade e fraternidade; presente, passado e futuro; luz, trevas e tempo; nascimento, vida e morte; ou ainda sabedoria, força e beleza.

Política – Na esfera política, sobretudo na democracia, o número três se torna especial já que a sociedade civil organizada está apoiada em Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Fonte: JBNews - Informativo nº  0175 - 18/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário