Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 27 de junho de 2022

SAÍDA DO TEMPLO REAA - GOB

(republicação)

Em 05/12/2017 o Respeitável Irmão Marcelo Gass, Loja Tríplice Aliança, 3277, REAA, GOB-PR, Oriente de Toledo, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:

SAÍDA DO TEMPLO

Preciso mais uma vez de sua ajuda no que diz respeito à saída dos Irmãos do Templo. Nosso Venerável Mestre, em algumas ocasiões na saída dos Irmãos do Templo, principalmente quando há visitantes, não faz de forma ritualística, e sim a saída em família.

Nosso Ritual diz que a saída é feita em ordem inversa a da entrada.
Minha pergunta é: Quando pode sair em família? Ou não pode?

CONSIDERAÇÕES:

No rigor da lei, o ritual especifica a saída na ordem inversa a da entrada, o que se dá no intuito de disciplinar a retirada dos Irmãos do Templo após o encerramento dos trabalhos. 

Obviamente que essa ordenação inversa se refere à ordem de ingresso que fora estabelecida para a abertura dos trabalhos.

Na realidade esses procedimentos foram inseridos nos rituais apenas com o desígnio de disciplinar, não existindo neles nenhuma atitude iniciática, até porque esse não é costume universal na Maçonaria, pois em muitos ritos e países os Irmãos já aguardam a abertura dentro da Sala da Loja (Templo) e a retirada é feita sem nenhuma ordem de precedência.

No caso do REAA⸫ e em particular no GOB, é recomendável que se use a precedência do menor para o maior para o ingresso e na retirada que se use a ordem inversa, isto é, do maior para o menor.

Assim, o termo “saída em família” é inexistente nesse caso. 

Para não complicar e sem querer se utilizar excessivamente do preciosismo, já que vivemos numa Maçonaria peripatética (exagerada) do “está escrito”, sugiro apenas obedecer ao que prevê o ritual – na ordem inversa da entrada.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário