Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 29 de junho de 2022

TEMAS APROPRIADOS PARA A COLUNA DA HARMONIA

Em 27.11.2021 o Respeitável Irmão Emiliano Castor, Loja Cavaleiros de Aço da Paraíba, REAA, GOB-PB, Oriente de João Pessoa, Estado da Paraíba, pede esclarecimento para o que segue:

COLUNA DE HARMONIA

Gostaria de sua orientação sobre o tipo de música que é permitido ser usado nas sessões do REAA do GOB.

Gostaria, se possível, da base legal, pois tenho ouvido que só pode música clássica, outros dizem que qualquer música instrumental e que não é permitido música cantada com letra, a exceção dos Nacional, da Bandeira e Independência.

CONSIDERAÇÕES:

Propriamente não existe nenhuma orientação oficial para o tipo de música que deve ser usado pela Coluna da Harmonia da Loja, no entanto o bom senso nos indica que devemos usar melodia compatível com o ambiente de trabalho maçônico, o que significa uma harmonia respeitosa que geralmente tem sido decalcada de músicas clássicas hinos e outros do gênero.

No intuito de se respeitar a fé de cada um, recomenda-se a não utilização de hinos religiosos específicos a essa ou àquela religião.

No tocante à música cantada ou instrumental, não há regra para tal, desde que seja apropriada para o momento ritualístico.

Existem músicas populares que também podem perfeitamente se adequar à harmonia da Loja. É o caso, por exemplo, da canção intitulada Acácia Amarela de autoria do nosso saudoso Irmão Luiz Gonzaga.

Atualmente o mercado apropriado traz muitas mídias com roteiros, trilhas e temas musicais que atendem com justeza a harmonia das Lojas.

T.F.A.
PEDRO JUK
Secretário Geral de Orientação Ritualística do GOB
jukirm@hotmail.com

Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário