Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 28 de junho de 2022

RITUALÍSTICA NA SESSÃO ADMINISTRATIVA?

(republicação)

Em 18/09/2017 o Respeitável Irmão Alberto Sobrinho, Loja Liberdade e União, 1158, REAA, GOB-GO, Oriente de Goiânia, Estado de Goiás, solicita informações:

RITUALÍSTICA PARA SESSÃO ADMINISTRATIVA?

Mano Pedro, fui consultado por meu Venerável Mestre sobre a ritualística de uma Sessão Administrativa no REAA e após consulta no Grande Oriente Brasil-Goiás, nada encontrei, a não ser que reunião Administrativa deve ser feita fora de Loja, reunindo a Diretoria da Loja para tomada de decisão sobre determinado assunto e diante do deferimento é levado para Sessão e votada.

Considerando que está previsto no RGF, no Art. 108, como seria a Ritualística de uma sessão administrativa, considerando tratar-se de uma Sessão Ordinária.

Que assuntos tratar numa sessão administrativa, em Loja aberta?

Pesquisei o Vade-mécum maçônico e nada encontrei.

Art. 108. As sessões das Lojas serão ordinárias, magnas ou extraordinárias. 
São sessões ordinárias as: I – regulares; II – de instruções; III – administrativas; IV – de finanças; V – de filiações e regularizações de Maçons; VI – de eleições da administração e de membro do Ministério Público; VII – de eleições dos deputados federais e estaduais e de seus suplentes;

CONSIDERAÇÕES:

Não existe ritualística movida pela liturgia maçônica para uma sessão administrativa. 

Esse tipo de sessão é geralmente efetivado para tratar de assuntos que demandam bastante discussão e debates ocupando tempo considerável, o que não seria muito propício em uma sessão ritualística movida pela liturgia. 

Justamente para não se usar práticas ritualísticas, que em debates e discussões se tornam improdutivas, é que “não existe ritualística” nesse tipo de reunião.

Para se realizar uma sessão administrativa, a mesma deve ser convocada pelo Venerável com antecedência prévia conforme o que dispõem os Diplomas Legais e dela participam todos os Irmãos de direito e não só a Diretoria da Loja – uma sessão administrativa não é privativa apenas para os amigos do rei.

É uma reunião maçônica exclusiva para maçons e que tem a característica de não ser movida pela liturgia do Rito, entretanto ela possui o desiderato de discutir previamente um assunto maçônico, agilizando-o para que posteriormente seja levado já pronto o seu resultado até a Ordem do Dia de uma sessão ordinária regular.

Uma sessão administrativa pode ser realizada ocupando o Templo (Loja), ou outro espaço propício para a execução de “trabalhos cobertos”, porém sem abertura ritualística inerente à liturgia do Rito.

Mesmo sem ritual específico, uma sessão administrativa deve ser conduzida ordeiramente pelo Venerável Mestre. Durante a abertura dos trabalhos administrativos o Venerável comunica a finalidade da reunião conforme a convocação previamente fixada em edital. 

Uma sessão administrativa desenvolve os seus trabalhos unicamente sobre o assunto designado no seu edital de convocação. Encerrados os debates e as discussões, o Secretário lavra uma ata que será aprovada nesse mesmo dia da sessão. 

Sua abertura, desenvolvimento e encerramento se dão atendendo o mínimo de formalidades e protocolos, devendo tudo ser assistido pelo representante do Ministério Público Maçônico que ao final dará o seu parecer sobre se o resultado alcançado deverá, ou não, ser levado para votação na Ordem do Dia da próxima sessão ordinária regular da Loja. 

Mesmo em sessão administrativa, a coleta de benemerência deve ser efetuada conforme os ritos que a possuem, no entanto sem as ritualísticas previstas nos respectivos rituais. Também o Chanceler colherá as assinaturas dos presentes no livro de presenças.

É procedente ainda comentar que como houve convocação prévia para a sessão administrativa, na Ordem do Dia da próxima sessão ordinária regular da Loja, apenas votarão (sobre o assunto discutido administrativamente e sem mais discussão), aqueles que estiveram presentes na reunião administrativa.

O título “sessão administrativa”, no meu modesto entender, deveria ser trocado por “reunião administrativa sem formalidades ritualísticas”. Penso que com esse título, nenhuma dúvida mais existiria sobre a existência, ou não, de ritualística maçônica nessa ocasião.

Concluindo, se a questão é de tornar ágil cada procedimento de uma reunião administrativa, não faz sentido algum se falar em ritualística para sessões com essa característica.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
http://pedro-juk.blogspot.com.br
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

2 comentários:

  1. Gostaria de compartilhar estes links.

    Referem-se a textos com abordagem diferenciada sobre ritualística e metodologias de pouco conhecimento público, e com detalhes que muitas pessoas desconhecem.

    Agradeço pela atenção.

    Eis os links:

    REGRAS DA MAGIA:
    Este trabalho é o resultado de uma pesquisa sólida feita em todas as vertentes do ocultismo e do tradicionalismo, engendrado com o intuito de esclarecer e orientar a todos os que estão adentrando nos caminhos que lidam com a sabedoria, cuja palavra magia é somente um de seus sinônimos, e expondo farsas, adulterações e problemas que podem ser encontrados no decurso da vida de um praticante:

    https://www.academia.edu/14956819/Regras_da_Magia_O_Livro_da_Ordem_e_da_Verdade



    EFEITOS ORGÂNICOS E MORAIS DA PRÁTICA DO GALDR E DO SEIDR:

    Em meio ao Caminho do Norte, é muito comum encontrar termos e citações que dão clara margem para o entendimento que os ancestrais de todos que estão ligados à tradição germânica e nórdica, tinham pleno conhecimento do que se denomina de divisões da alma, e uma completa forma de expressão sobre a mesma, muito disso sob forma de tradição oral, e uma grande parte disto que se perdeu, de maneira a apresentar dados valiosíssimos que delimitam uma diferença crucial na vida dos praticantes de ocultismo, magia ou tradicionalismo:

    https://www.academia.edu/33737130/Efeitos_org%C3%A2nicos_e_morais_da_pr%C3%A1tica_do_Sei%C3%B0r_e_do_Galdr



    LOKIANOS:

    A verdade sobre o Jotnar do Fogo, os efeitos de seu culto em meio aqueles que se expõe ao mesmo, e os detalhes que não são expostos ao público em geral:

    https://www.academia.edu/33769781/Lokianos_Por_Grimmwotan

    ResponderExcluir
  2. Olá caro Irmão!! Muito grato pela brilhante explanação compartilhada!! Meu nome é Diogo Viana Barbosa e pertenço a Loja Estrela do Renascer do Oriente de Palmas/TO. Apenas uma dúvida meu Irmão, porque o Irmão considera que não podemos votar determinada matéria em reuniões administrativas? TFA!

    ResponderExcluir