Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 5 de junho de 2022

LEITURA DO LIVRO DA LEI NA ABERTURA DOS TRABALHOS

LEITURA NO LIVRO DA LEI NA ABERTURA DOS TRABALHOS
(republicação)

Em 04/09/2017 o Respeitável Irmão Carlos Alberto de Souza Santos, Loja Harmonia e Concórdia, 4.418, REAA, GOB-RJ, Rio de Janeiro, RJ, pede resposta para o seguinte:

Na abertura dos trabalhos, no momento em que o VM fala: achando-se a Loja regularmente constituída, procedamos à abertura.................. Irmão Mestre de Cerimonias, conduz o Irmão Orador ao Altar dos Juramentos.

Pois bem, o Mestre de Cerimônias faz o procedimento e o Orador conforme diz no ritual toma o Livro da Lei às mãos e lê o Salmo 133 no caso de sessão grau 1. O que acontece é que tenho ido a Loja do REAA/GOB que o irmão Orador, após estar diante do Altar, abre a Bíblia estando à mesma apoiada no Altar, ali mesmo ela permanece no momento em que faz a leitura, com o Orador ficando com braço direito estendido e braço esquerdo flexionado, tendo na sua mão o esquadro e compasso, e estes encostados na altura do peito.

Gostaria de esclarecimento

CONSIDERAÇÕES:

Bem, é como diz o caso, se a coisa é simples, então é melhor complicar.

Ironicamente parece que é assim que alguns Irmãos interpretam os trabalhos maçônicos – complicando-os por excelência.

“Meeeeu Deeeeus!” Se o ritual é tão claro, então por que complicar?

Ora, diz o ritual em vigência “toma o Livro da Lei às mãos”.

Tomar o Livro “às mãos” significa que o Orador deve segurar o Livro com as suas duas mãos para fazer a leitura apropriada.

Concluída a leitura, obviamente ele coloca o Livro aberto sobre o Altar dos Juramentos, apanha o Esquadro e o Compasso que ali já se encontram e imediatamente os dispõem sobre o mesmo Livro conforme o grau de trabalho da Loja.

Agora essa de estender o braço direito e com a mão esquerda encostar o Esquadro e o Compasso no peito, nada mais é do que pura invenção. 

Assim, isso simplesmente não existe e é pura bobagem criada por mentes imaginosas que teimam em instituir procedimentos inexistentes para a liturgia maçônica.

O correto é, com simplicidade, meramente seguir o que claramente menciona o ritual em vigência.

Enquanto isso, posso lhe afirmar que, se não é jabuticaba e só existe no Brasil; ou é besteira ou é privilégio de alguns.

T.F.A.
PEDRO JUK -jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário