Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 1 de junho de 2022

MINUTO MAÇÔNICO

BELO

1º - O que agrada universalmente. O conceito de belo, como o de verdadeiro e o de bom são valores fundamentais, que não podem ser reduzidos um ao outro, nem a um terceiro.

2º - O belo é concernente ao sentimento, da mesma maneira como o verdadeiro o é ao intelecto, e o bom à vontade.

3º - Quais são os objetos que chamamos belos e quais as qualidades que constituem a beleza como tal, são precisamente o objeto da estética, e é respondida pelas diferentes teorias de maneira bem diversa.

4º - É preciso distinguir, também entre a beleza livre, como a encontramos na natureza, e a beleza artificial. A respeito desta última distinção, que marca as posições do naturalismo e do idealismo estéticos, foi dito em defesa da beleza livre que só o que é verdadeiro pode ser belo.

5º - Mas o belo e o verdadeiro (em sentido metafísico), e ainda o bem, foram considerados como intimamente ligados, e isto principalmente devido à simbiose prática daqueles valores na vida dos gregos, resultando das teorias, que formularam uma definição do belo como sendo o brilho da verdade.

Fonte: http://www.cavaleirosdaluz18.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário