Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 9 de junho de 2022

SÓLIO E A ORDEM PARA O USO DA PALAVRA

SÓLIO E A ORDEM PARA O USO DA PALAVRA
(republicação)

Em 06/09/2017 o Respeitável Irmão José Maria Alves Ramos, Loja Colunas do Atlântico, 105, REAA, GLMES, Oriente de Vila Velha, Estado do Espírito Santo, apresenta a seguinte questão:

Fui iniciado no Rito York na Loja Quatuor Coronati 145 – Rio de Janeiro – RJ – GLMERJ, iniciação: 05/11/2006 Passagem: 07/08/2007 Elevação: 15/07/2008 Instalação: 06/06/2011. Exerci o Veneralato naquela Loja em 2 períodos: 2011-2012 e 2012-2013.

Em 17-08-2017, por motivo de mudança de residência, fui Filiado na Loja Colunas do Atlântico. 

Em uma sessão, Loja aberta, por deferência do Venerável Mestre eu estava sentado na cadeira ao seu lado esquerdo. Quando a palavra foi aberta no Oriente eu pedi licença e, autorizado, me manifestei. Imediatamente após, um Irmão Mestre Instalado se manifestou para criticar-me por ter usado da palavra estando, segundo ele, no Sólio. Seu argumento era que me manifestando no Sólio a palavra não poderia voltar para outros Irmãos no Oriente. Entendo que SÓLIO é ‘a cadeira’ onde tem assento o Venerável Mestre da Loja. Os demais, a seu lado, estão sentados no Oriente. Enfim, peço seu parecer.

CONSIDERAÇÕES:

Precisamos conhecer em qual escola esse nosso Irmão Instalado aprendeu tamanha bobagem. Ora, uma coisa nada tem a ver com a outra.

A regra vigente é a de que assim que todos os do Oriente já tenham porventura usado da palavra, por último quem fala é o Venerável Mestre. 

Entretanto, existem duas exceções. 

A primeira é para o encerramento ritualístico dos trabalhos quando o Venerável, após ter usado da palavra para as suas considerações finais, passa a mesma ao Orador para que ele, como Guarda da Lei, dê as suas conclusões sob o ponto de vista legal. 

A segunda exceção é quando porventura estiver presente o Grão-Mestre. Nesse caso, é ele o último a fazer uso da palavra – depois dele ninguém mais fala.

É também oportuno mencionar que o uso da palavra no Oriente depende de autorização do Venerável Mestre.

No mais, para o uso dela não existe ordem de prioridade, nem mesmo para aqueles, que não o Grão-Mestre, estejam por acaso, ocupando as cadeiras de honra que ficam costumeiramente posicionadas uma à direita e outra à esquerda do sólio. 

Assim, essa “estória” de que depois dos ocupantes das cadeiras de honra, ninguém mais pode falar estando abaixo do sólio, é pura balela que não guarda nenhuma justificativa.

P.S. Essa ideia de que Mestre Maçom Instalado é uma espécie de oráculo da Maçonaria, nem sempre condiz com a realidade – há exceções. 

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário