Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 19 de junho de 2022

ALFAIAS DO SUBSTITUTO

ALFAIAS DO SUBSTITUTO
(republicação)

Em 13/09/2017 o Respeitável Irmão Afonso Barros Machado, Loja União Fraternal nº 12, REAA, GLMMG, sem mencionar o nome do Oriente, Estado de Minas Gerais, solicita o seguinte esclarecimento.

Recorro à sabedoria do Irmão no intuito de dirimir uma polêmica surgida quando de uma discussão sobre procedimentos ritualísticos do REAA.

O Primeiro Vigilante ao substituir, provisoriamente, o Venerável Mestre, numa determinada reunião da Loja, porta a sua Alfaia ou a do Venerável Mestre?

Partindo do entendimento de que o Avental indica o Grau e a Alfaia o Cargo, como ficaríamos diante dessa situação? Por quê?

CONSIDERAÇÕES:

Porque a substituição não é definitiva, mas precária. Assim num caso da ausência do titular, assume para dirigir os trabalhos naquela oportunidade o Primeiro Vigilante que usará apenas a joia correspondente ao cargo de Venerável. Não se muda o avental.

Na realidade o avental do Venerável Mestre não indica nenhum grau, mas sim uma distinção pelo cargo. Um Venerável Mestre é sempre um Mestre Maçom que foi instalado para dirigir os trabalhos. Em síntese, Mestre Instalado não é grau, mas um título honorífico.

Substituições precárias cumprem apenas o preenchimento extraordinário de um cargo, bastando para tal identifica-lo pela respectiva joia distintiva. O Primeiro Vigilante como substituto imediato usa o seu próprio avental.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com.br
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário