Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 12 de junho de 2022

OS PROTOCOLOS DOS SÁBIOS DO SIÃO

OS PROTOCOLOS DOS SÁBIOS DO SIÃO
(republicação)

Em 12/09/2017 o Respeitável Irmão Leonardo Pimentel (Théodore Henri Du Tschudy), Loja Arautos do Progresso, 30, Rito Adonhiramita, GOIPE (COMAB), sem mencionar o nome do Oriente, Estado de Pernambuco, apresenta o que seguem pedindo comentários:

Não sei se viste uma publicação de um dos intelectuais que Brasil produziu o Gustavo Barroso. Trata-se da publicação dos "Protocolos dos Sábios de Sião". Numa versão que baixei internet dessa tradução por Gustavo Barroso, tinha sempre notas capitulares de tópicos a serem discorridos, onde sempre relacionava essa supostas teorias da conspiração com a Franco-maçonaria. Contando com sua sapientíssima mente meu Amado Irmão peço-te ajuda pela revelar ou entender o que se faz jus e/ou o que são puras elucubrações.

COMENTÁRIO:

Indubitavelmente o livro que causou mais estrago e caluniou a Maçonaria foi essa famigerada fraude inventada no início do século XX, mais precisamente em 1901, pelo anti-semita e membro da polícia política do Czar, Sergei Aleksandrovick Nilus, cujo imbecil livreto ficou bem conhecido como os Protocolos dos Sábios do Sião.

Mesmo os mais famosos detratores e perseguidores da Ordem não conseguiram alcançar o estrago que essa obra falaciosa causou. 

Mesmo as “exposures” de Samuel Prichard em 1730 intitulada “Masonry Dissected” e a do Abade Perau em 1744 denominada “L’Ordre des Francs-Maçons Trahi et Leur Secret Révelé”, ou ainda, em 1730, o publicado no Daily Journal de Londres nº 2998, “Mystery of Free-Masonry” e, mesmo as bulas papais, não conseguiram atingir esse resultado.

Assim também não atingiu esse intento, o padre Augustinho Barruel com a sua obra antimaçônica “Memórias do Jacobinismo”, bem como Paul Rosen com seu “Satã Y Cia” em 1888 e também o embusteiro Léo Taxil, codinome de Gabriel Antonio Jogang Pagés com suas detrações e invenções de práticas demoníacas falsamente atribuídas à Ordem a pedido da Igreja, etc.

Já não se pode dizer o mesmo do falacioso livreto “Os Protocolos dos Sábios do Sião” que se diferenciou de todas as outras tentativas de caluniar a Maçonaria. Essa praga literária conseguiu se espalhar pelo mundo feito uma erva daninha. 

Como uma epidemia ele serviu de anteparo para racistas do naipe do monstro nazista Adolf Hitler, do fascista Mussolini e ainda do ditador espanhol Francisco Franco que, como “Átilas Modernos”, cometeram toda a sorte de barbarismo contra a humanidade.

Na realidade, essa má fadada obra criada por Sergei Nilus nasceu de um plágio distorcido que se baseou numa obra filosófica do advogado francês Maurice Joly intitulado “Diálogos no Inferno entre Maquiavel e Montesquieu”, também conhecido como “A Política de Maquiavel no Século XIX”.

O tendencioso Sergei Nilus distorceu o conteúdo literário de Maurice Joly e o adaptou para as suas necessidades racistas e preconceituosas fazendo com que o texto parecesse tratar de um Congresso Sionista supostamente ocorrido na Basiléia em 1897. Segundo o rocambolesco Nilus, esse Congresso teria se reunido em vinte e quatro sessões, nas quais os Sábios do Sião, com a conivência da Maçonaria haviam elaborado um plano para a destruição econômica do mundo – era, segundo o lunático Nilus, um plano judaico-maçônico de dominação mundial.

O autor tendencioso facilmente envolveu a Maçonaria na sua trama caluniosa por saber que a liturgia maçônica comumente trata de lendas bíblicas, passagens e palavras ligadas à civilização hebraica – vide essa influência, sobretudo no REAA.

Verdadeiramente, o escrito de Nilus nada mais era do que uma chula adaptação em plágio da descrição satírica da obra de Maurice Joly que se referia à política de Napoleão III.

Embora servido como excelente material de apoio para tendenciosos caluniadores e adeptos do racismo que só divulgam aquilo que lhes é conveniente, essa falcatrua caluniosa, conquanto o estrago já feito, não tardaria a ser descoberta, o que ocorreu nos dias 16 e 17 de agosto de 1921 quando toda essa história mentirosa fora desmascarada e publicada pelo “Times”. 

Conforme nos explica o autêntico maçonólogo e padre espanhol José Antônio Ferrer Benimeli, in tradução publicada na revista A Trolha, nº 17, página 3 de maio de 1984, a origem dessa fraude seria descoberta quando um correspondente do “Times”, em Constantinopla, havia encontrado em uma casa de livros, abandonado por um oficial do antigo exército do Czar e que havia pertencido à polícia secreta “Okhrana”, um volume escrito em francês, do qual faltavam as primeiras páginas, da obra de Maurice Joly - os Diálogos no Inferno entre Maquiavel e Montesquieu.

Ainda, segundo Ferrer Benimeli, o arguto jornalista inglês correspondente do Times que havia descoberto o livro, ao lê-lo, logo se deu conta de que ele continha uma série de passagens estritamente parecidas, senão paralelas, com o texto dos Protocolos dos Sábios do Sião de Nilus – o correspondente inglês conhecia perfeitamente o livreto de Nilus, pois o próprio “Times” já o havia também publicado em maio do ano anterior. 

Por esse feito, não lhe foi difícil identificar que o dito livro encontrado se tratava da obra do advogado francês Maurice Joly intitulada Os Diálogos no Inferno entre Maquiavel e Montesquieu, cuja qual fora publicada em Bruxelas no ano de 1864 e possuía um total de 337 páginas, além de uma advertência composta por mais três páginas.

No que diz respeito à verdadeira obra de Maurice Joly, seu conteúdo tratava de dirigir uma eloquente sátira contra a política de Napoleão III, cujo qual é apresentado na obra como um déspota que sabe guardar as aparências de um regime liberal. Em nenhuma oportunidade o nome de Napoleão III é mencionado por Joly. É Maquiavel quem fala por ele e Montesquieu representa o papel de homem honesto que se escandaliza com o cinismo do seu interlocutor.

Desse diálogo literário que envolve as arguições de Maquiavel representadas pela aborrecida política de Napoleão III, é que Sergei Nilus, o militar pertencente à polícia política do Czar da Rússia, plagiou e compôs o seu calunioso livreto que tanto mal causou à humanidade - “Os Protocolos dos Sábios do Sião”.

Assim, acreditar que existiu um Congresso Sionista na Basiléia em 1897 onde os Sábios do Sião teriam elaborado um plano de destruição do mundo com a conivência da Maçonaria só se baseando num escrito que é comprovadamente um fruto de imaginação construído sobre um plágio mal elaborado e estabelecido sobre uma descrição satírica da política de Napoleão III que fora publicada em 1864, é verdadeiramente uma estupidez.

A despeito de todos esses comentários, mesmo que comprovada à fraude já no primeiro quartel do Século XX, provavelmente no intuito de suprir ideais preconceituosos, muitas edições dos Protocolos dos Sábios do Sião continuaram a ser publicados pelo mundo, inclusive na atualidade e bem ao gosto dos partidários do segregacionismo, dos caluniadores e dos preconceituosos.

Hitler, por exemplo, com o seu Mein Kampf e em conjunto com a sua camarilha de assassinos nazistas exterminou milhares de judeus, maçons e outras minorias sociais ainda nos meados do Século XX, sabendo-se que muitas das suas atitudes odiosas e radicais encontraram justificativas nos famigerados Protocolos construídos pelo imaginário de Sergei Nilus. 

Assim também ocorreu com o ditador Francisco Franco na Espanha ao por em prática a sua política de perseguição e exterminação – maçons ibéricos foram assassinados aos milhares. 

Perscrutando a história, ver-se-á que ainda outros ditadores do ódio racial também enveredariam para o mesmo caminho tortuoso da discriminação embasada nas falcatruas caluniosas dos Protocolos dos Sábios do Sião.

No Brasil, para não fugir à regra, esse maldito livreto também apareceu, e ainda aparece publicado por grupos que disseminam ódio e racismo. 

Há que se registrar que por aqui esse embuste literário de Nilus foi muito apreciado pelo fascista Filinto Müller, inimigo da Maçonaria, chefe da polícia política de Vargas, torturador e personagem envolvido em várias arbitrariedades que ferem os direitos humanos. Torturador, esse fascista ganhou notoriedade internacional no atuar no caso da prisão e deportação para a Alemanha nazista de Olga Benário, executada em Bernburg em 1942. 

Quanto ao “intelectual” Gustavo Barroso que é mencionado na questão acima, acredito que ele, pela sua “intelectualidade”, pelo menos deveria saber que o famigerado livreto intitulado Os Protocolos dos Sábios do Sião, de conteúdo calunioso já havia sido comprovadamente desmascarado desde o ano de 1921. Mas, ao contrário disso, mesmo assim ele se manteve a favor do embuste, inclusive contribuindo com pareceres da sua lauda e sempre favoráveis ao texto mentiroso e que aparecem em edição dos Protocolos por aqui publicada. 

Embora alguns autores não o rotulem como anti-semita, por outro lado não é o que parece quando Gustavo Barroso se coloca em conivência com esses ideais.

Dadas essas considerações, infelizmente boa parte dos maçons brasileiros da atualidade se encontra alheia à realidade e desconhece completamente essa história.

Desafortunadamente, ainda a imensa maioria das Lojas não instrui e nem relata esses fatos que contribuíram com barbarismos contra a Sublime Instituição e a perseguição aos nossos Irmãos do passado.

Assim, ao concluir, deixo a orientação que para melhor conhecimento sobre essa barbárie publicada no início do Século XX e que ainda se faz presente entre nós, que monte-se uma grade para pesquisa começando por autores como o padre José Antônio Ferrer Benimeli in Maçonaria e Satanismo, como Francisco de Assis Carvalho in O Avental Maçônico e ainda em outras literaturas a respeito como as de autoria do padre maçonólogo Valério Alberton, do Irmão Leon Zéldis, de José Castellani, Alec Mellor, etc.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário