RITO MAIS PURO
(republicação)
Em 12/05/2017 o Respeitável Irmão Osni Adres
Lopes, Triângulo Maçônico Colunas da Harmonia, 301, sem mencionar o nome do
Rito, Grande Oriente do Paraná, Oriente de Congonhinhas, Estado do Paraná,
formula a seguinte questão:
O Trabalho de Emulação pode ser considerado o
primeiro (e mais 'puro') sistema ritualístico?
CONSIDERAÇÕES:
Eu não diria o mais “puro”, entretanto um dos
que mais conserva a tradição desde a sua consolidação com a Improvement
Lodge em 1.823.
Em termos de maçonaria anglo-saxônica o
assunto me parece bastante relativo no que se possa considerar pureza e
antiguidade de costumes, até porque existe nela a história entre os Antigos e
os Modernos, além da prática muito particular do ofício na Escócia. Nesse
sentido, cada qual buscou (e ainda busca) autenticidade para o seu formato
litúrgico na Moderna Maçonaria.
No final das escaramuças entre os Antigos e
os Modernos, com a consolidação do Ato de União em 1813 e a fundação da Grande
Loja Unida da Inglaterra, os costumes das duas Grandes Lojas rivais se
adequariam pela Loja de Reconciliação e por fim a de Promulgação.
Há que se considerar que dentro do Craft
inglês existem inúmeras formas de trabalho, não só o de Emulação, a exemplo do
Humber, Sussex, West End, Bristol, Taylor’s, etc. Não se poderia também olvidar
dentro dessa vertente, das Lojas Azuis norte-americanas cujo Craft pratica o
sistema Antigo inglês – também conhecido como Rito de York americano.
Estudar a pureza de práticas maçônicas, a meu
ver, se faz necessária uma profunda observação e catalogação acadêmica dos documentos,
dos fragmentos, catecismos e obrigações desde o século XIII, bem como mais
tarde as obras espúrias já no século XVIII. Isso na verdade nem sempre foi
considerado pelos ritos quando da sua profusão dentro da Moderna Maçonaria.
Por outro aspecto, se a consideração for
tomada sob o ponto de vista das vertentes latina e anglo-saxônica, certamente
essa última é mais conservadora, mas isso não empana a seriedade de trabalho de
outrem, desde que se dê sentido às propostas maçônicas de aperfeiçoamento humano
que suportam a Maçonaria Simbólica. Nessa concepção não ficariam de fora os
costumes culturais e sociais, pois cada rito da Moderna Maçonaria traz na sua
alma essa importante influência.
Por fim, na questão da liturgia e
ritualística eu diria que a sua origem mais pura está nos antigos catecismos
(muito divulgados pelas exposures). Assim numa avaliação mais criteriosa
dos ritos maçônicos, há que se levar em conta àqueles que mais conservam as
tradições, usos e costumes da autêntica Maçonaria, e desses, sem dúvida, o
Trabalho de Emulação têm sido um dos dignos representantes.
T.F.A.
PEDRO JUK
jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br
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