Em 23.11.2020 o Respeitável Irmão André Roque, Loja Barão do Rio Branco, 03, REAA, GOEPE (COMAB), Oriente de Arcoverde, Estado do Pernambuco, apresenta a dúvida seguinte:
BATERIA SURDA
Nossa oficina em seus trabalhos segue o REAA, gostaria de que o Irmão esclarecesse a seguinte dúvida ritualística abaixo descrita:
Como é dada a bateria do grau em uma Sessão de Mestre Maçom? Ela é dada normalmente como nos graus de Aprendiz e Companheiro ou de forma surd∴ no antebr∴?
CONSIDERAÇÕES:
Tradicionalmente a bat∴ do Mestre Maçom no REAA, em face ao ambiente pesaroso que representa uma Loja em Câmara do Meio, deve, ou pelo menos deveria, ser surda, dada percutindo com a palma da mão direita pelo número de costume sobre o antebraço esquerdo. A percussão sobre o antebraço, que estará coberto pela vestimenta, repercute em ppanc∴ ssurd∴.
O mesmo deveria acontecer com a percussão dos malhetes das Luzes da Loja. A bem da verdade, bons rituais do 3º Grau mencionam uma surdina (espécie de feltro) que abafa as ppanc∴ do malhete tornando-as em repercussões ssurd∴
Esse é o formato correto usado na Câmara do Meio nas Lojas do REAA, tanto em sessão magna, bem como ordinária (econômica). Lamentavelmente muitos rituais não trazem essas preciosas práticas. É o caso também do uso do chapéu que, em sessão de Grau 1 e 2 o Venerável deve se apresentar coberto com um chapéu negro e desabado e em Câmara do Meio todos os Mestres devem se apresentar cobertos.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário