ALMA
1º - São inúmeras as definições da alma e sempre de acordo com as idéias religiosas ou filosóficas de cada um. Para alguns, é a parte incorpórea do homem, sede da sensibilidade, do entendimento e da vontade. Para outros, isto é, para os materialistas, é a fórmula que exprime o conjunto dos fatos de sentimento, de inteligência e de vontade.
2º - Todos nós temos a consciência imediata da existência em nós de um princípio interior, que dá vida a nosso corpo e que dá origem em nós a ações e atividades inexplicáveis unicamente pelas formas físico-químicas e biológicas de nosso corpo. Este princípio é o que chamamos alma.
3º - Na Teologia ou na Metafísica modernas, a alma é sempre considerada como um princípio simples e distinto da matéria.
4º - A Maçonaria crê na existência da alma e exige esta crença de seus adeptos. Não a define, porém, sabendo que cada religião, cada filosofia tem a respeito da alma uma definição particular.
5º - A Maçonaria não é uma teologia dogmática, nem é sectária; ao contrário, mostra em matéria de religião a mais ampla tolerância; porém exige de todos aqueles que admite em seus templos a crença em Deus e na existência da alma.
Fonte: http://www.cavaleirosdaluz18.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário