(republicação)
O Respeitável Irmão Jerônimo J. F. Lucena, Loja Tríade de Santos, 231, sem declinar o Rito e Obediência, Oriente de Santos, Estado de São Paulo, apresenta a questão seguinte:
lucena.jeronimo@gmail.com 14
Sou Mestre Instalado e nunca participei de uma intervenção em Loja. Existe alguma ritualística? Como ficam os Oficiais da Loja.
CONSIDERAÇÕES:
O Interventor é nomeado pela Obediência para assumir os trabalhos da Loja sujeita ao ato.
No ato da intervenção além do próprio Interventor declinam-se os demais membros da diretoria da Loja. Em algumas oportunidades, o próprio interventor nomeado escolhe a diretoria que, para a transparência do ato, devem pertencer à outra Loja da jurisdição. O ato da intervenção abrange toda a Loja, o que significa a destituição, pelo menos temporária da sua diretoria. Os demais cargos (os não eletivos) geralmente o interventor faz a nomeação.
Não existe ritualística para o ato da intervenção, dado que esse é uma obra administrativo da Obediência. Ainda no tocante a ritualística, o interventor obedece ao Rito que a Loja pratica.
Assim o Interventor assume o Primeiro Malhete bem como a sua diretoria sem nenhuma cerimônia específica. Nesse particular um Interventor deverá ser um Mestre Instalado por assumir pelo tempo necessário a condução da Loja que sofre a intervenção.
De acordo com o Rito, segue-se o Ritual em vigência na Obediência.
É recomendável, porém não uma regra, que as Sessões realizadas na Loja que sofre a intervenção sejam no Grau de Mestre Maçom.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.162 – Florianópolis(SC) – quinta-feira, 07 de novembro de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário