Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 31 de dezembro de 2022

SAUDAÇÃO NA COBERTURA TEMPORÁRIA - REAA

Em 21/06/2022 o Respeitável Irmão Marcos Antonio dos Santos, Loja 8 de Dezembro, 2317, REAA, GOB-SP, Oriente de Diadema, Estado de São Paulo, apresenta a dúvida seguinte:

SAUDAÇÃO NA COBERTURA TEMPORÁRIA

Venho solicitar seus préstimos no sentido do Texto sobre as Orientações constante do SOR, nos itens II e III quanto a Cobertura do Templo no Grau 2 a transformação da Loja de Aprendiz p/ Companheiro. Quando o Mestre de Cerimônias solicita que os Aprendizes o acompanhem (conduz) até a S∴ dos PP∴ PP∴ quando em retirada do Templo sem ser definitivamente os Aprendizes devem cumprimentar as Luzes da Loja para sair e voltando aos trabalhos. No retorno deve saudar na entrada.

Sendo positivo esse procedimento serve para todos os Graus Simbólicos.

CONSIDERAÇÕES:

Como foi mencionado, esta é só uma cobertura temporária, isto é, os Aprendizes que já estavam presentes (assinaram o livro de presenças), retornarão em breve aos trabalhos.

Assim, quando eles tiverem para si o templo coberto não há motivo para saudação. Isso apenas ocorre se a retirada for definitiva.

A regra é a mesma quando do retorno aos trabalhos, ou seja, não há formalidades de Marcha e Saudação para reentrada. Isso serve para qualquer grau.

Enfim, temos que observar a razão pela qual ocorrem essas ou aquelas ações ritualísticas. Repetições de procedimentos que não fazem sentido devem ser evitados.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário