Em 27 de julho de 2022 o Irmão Marcos Barcelos Neves, Loja Santo Graal, 4690, REAA, GOB-RS, Oriente de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta o seguinte:
TRABALHO DE ARQUITETURA
Os trabalhos realizados pelo Aprendiz, Companheiro e Mestre são todos denominados "Trabalho de Arquitetura"? Poderia discorrer sobre o assunto para uma melhor compreensão se o trabalho em loja do A.·. M.·. pode ser chamado de trabalho de arquitetura.
CONSIDERAÇÕES:
O termo que é comumente utilizado para identificar os traçados maçônicos denomina-se "Peça de Arquitetura".
O título se deve às propriedades e afins da Ordem Maçônica estarem historicamente ligadas à arquitetura das antigas construções das Catedrais, Góticas, Igrejas, Abadias, Mosteiros, etc.
Por conta disso, de maneira generalizada a arquitetura está intimamente ligada ao ofício dos nossos antepassados.
Atualmente, mesmo os maçons não sendo mais literalmente pedreiros operativos, porém especulativos, eles continuam simbolicamente sendo construtores, todavia, como construtores sociais.
Graças a isso é que expressões relativas aos traçados, geométricos comuns à arte da arquitetura também se identificam com a Moderna Maçonaria.
O projeto de arquitetônico, nesse caso, se refere à elevação de um edifício social em prol da moral e dos bons costumes. É nesse sentido que a Moderna Maçonaria se utiliza vocábulos próprios da construção e da arquitetura para construir o seu arcabouço doutrinário.
Nesse contexto, arquitetura e geometria andam de mãos dadas, pois o maçom simbolicamente é um construtor que materializa o projeto de um templo à Virtude Universal.
Concluindo, nos conceitos maçônicos a arquitetura, ou a “arte de criar”, está intimamente ligada Àquele que geometrizou o Universo – O Grande Geômetra (conceito filosófico do Criador).
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário