Em 12.08.2022 o Respeitável Irmão Anderson Rezende Villela Bolcato, Loja Deus e Caridade 7, 0954, Cruz da Perfeição Maçônica, GOB-MG. Oriente de Lavras, Estado de Minas Gerais, solicita esclarecimento para o que segue:
GIRO DA PALAVRA NA MESMA COLUNA
Gostaria de sanar a seguinte dúvida: Existe "ordem de giro" de palavra quando ela está em uma única Coluna? Por exemplo: Se o irmão 2° Vigilante anuncia que a palavra está na Col.: do Sul e o Mestre de Harmonia a solicita e se for concedida faz uso da mesma, é lícito a este irmão solicitar novamente o uso da palavra, como réplica ou resposta, enquanto ela ainda estiver na mesma Col∴, caso o irmão Chanceler, por exemplo, faça uso por último e se refira a fala do irmão que fez primeiro? Ou seja, enquanto a palavra estiver na mesma Col∴, pode um irmão solicitar seu uso mais de uma vez? Eu busquei um esclarecimento sobre isso no manual de orientação ritualística do GOB, no site, contudo não encontrei resposta específica para essa questão. No meu entendimento, enquanto a palavra estiver em uma Col∴ ela pode ser usada, obviamente com autorização do Irmão Vigilante.
CONSIDERAÇÕES:
Se a palavra ainda estiver na mesma coluna não existem óbices para que ela seja concedida pelo Vigilante novamente a quem por ventura dela já tenha feito uso. Mas há critério para isso. A Palavra a Bem da Ordem em Geral e do Quadro em Particular não é período para debates e discussões.
Nesse sentido, somente se de fato alguém precisar complementar a sua fala com algo deveras importante ou inadiável que ele tenha esquecido. Reitera-se, pedir novamente a palavra para réplicas não é admitido. Aceitável só para um complemento se necessário.
Ainda no mês em curso publiquei no Blog do Pedro Juk uma resposta que também aborda esse assunto, podendo, portanto, servir como complemento para essa resposta.
A propósito, na mesma coluna não existe ordem sequencial para o uso da palavra. O Vigilante atende pela ordem dos que desejam se manifestar.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário