Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 17 de julho de 2020

A ESCADA

ESCADA

Um símbolo de progresso progressivo de uma esfera inferior para uma superior, comum à Maçonaria e a muitos, se não todos, dos Mistérios Antigos. 

Em cada um, geralmente, como na Maçonaria, o número de etapas era sete.

ESCADA BRAHMANICA
A escada simbólica usada nos Mistérios de Brahma tem sete degraus, simbólicos dos sete mundos do universo indiano. O mais baixo é a Terra; o segundo, o mundo da coexistência; o terceiro, o céu; o quarto, o Mundo Médio, ou região intermediária entre os mundos inferior e superior; o quinto, o mundo dos nascimentos, no qual as almas nascem de novo; o sexto, a mansão dos bem-aventurados; e a sétima rodada, ou a parte superior, a Esfera da Verdade, a morada de Brahma, que é ele próprio um símbolo do sol.

ESCADA CABALÍSTICA
A escada dos cabalistas consiste nas dez Sephirot, ou Emanações, da Deidade. Os passos estão em uma série ascendente: Reino, Fundação, Esplendor, Firmeza, Beleza, Justiça, Misericórdia, Inteligência, Sabedoria e a Coroa. Essa escada forma uma exceção ao número usual de sete etapas ou rodadas.

ESCADA MITRIÁTICA
Nos Mistérios Persas de Mitras, há uma escada de sete rodadas, a passagem por eles simbolizando a abordagem da alma à perfeição. Essas rodadas são chamadas de portões e, em alusão a elas, o candidato é obrigado a passar por sete cavernas escuras e sinuosas, cujo processo é chamado de subida da escada da perfeição. Cada uma dessas cavernas é representativa de um mundo, ou de um estado de existência, através do qual a alma deve passar em seu progresso do primeiro para o último mundo, o Mundo da Verdade. Os sete passos são ainda simbolizados pelos sete planetas e os sete metais. Assim, começando no fundo, temos Saturno representado por chumbo, Vênus por cobre, Júpiter por estanho, Mercúrio por qiucksilver, Marte por ferro, Lua por prata e Sol por ouro; o todo sendo um símbolo do progresso sideral do sol através do universo.

ESCADA DE KADOSH
Essa escada, pertencente aos graus avançados da Maçonaria, consiste nos sete passos seguintes, começando no final: Justiça, Equidade, Bondade, Boa Fé, Trabalho, Paciência e Inteligência ou Sabedoria. Seus apoios são o amor a Deus e o amor ao próximo, e sua totalidade constitui um simbolismo do dever ou dever da Cavalaria e da Maçonaria, cuja realização é necessária para formar um Cavaleiro Perfeito e um Maçom Perfeito.

ESCADA, ROSICRUCIANO
Entre os símbolos dos Rosa-cruzes, há uma escada de sete degraus no globo terrestre, com uma Bíblia aberta, um quadrado e uma bússola no topo. Entre cada uma das etapas está uma das seguintes letras, começando do fundo: I. N. R. I. F. S. C., sendo as iniciais de Jesus, Nazarenus, Rex, Iudaeorum, Fides, Spes, Caritas. Estas palavras sugerem Jesus de Nazaré, rei dos judeus, fé, esperança, caridade. Mas um significado mais recôndito ou oculto às vezes é dado às quatro primeiras letras (INRI - Toda a Natureza é Renovada pelo Fogo).

ESCADA ESCANDINAVA
O Doutor Oliver refere a escada simbólica usada nos Mistérios Góticos ao Yggrasil, ou ashtree sagrado. Ele mantém a idéia de uma subida de uma esfera inferior para uma mais alta, que era comum a todos os sistemas de escadas místicas. Na sua raiz está o dragão da morte; no topo estão a águia e o falcão, os símbolos da vida.

ESCADA TEOLÓGICA
A escada simbólica dos mistérios maçônicos se refere à escada vista por Jacó em sua visão e consiste, como todas as escadas simbólicas, de sete rodadas, aludindo às quatro virtudes cardeais e três teológicas: temperança, fortaleza, prudência, justiça, fé. , Esperança e caridade

ESCADA, JACÓ 
Enquanto dormia uma noite na terra nua e uma pedra para o travesseiro, Jacó viu a visão de uma escada, cujo pé repousava na terra e cujo topo chegava ao céu. Os anjos subiam e desciam continuamente sobre ele, e prometeram a ele a bênção de uma posteridade numerosa e feliz. Essa escada, tão marcante na história do povo judeu, encontra seu análogo em todas as iniciações antigas. É certo que a escada como símbolo do progresso moral e intelectual existia quase universalmente na antiguidade, apresentando-se como uma sucessão de etapas, de portões, de graus ou de alguma outra forma modificada. O número de etapas variou; embora o favorito pareça ter sete anos, em referência, aparentemente, ao caráter místico quase em toda parte dado a esse número.

- Uma enciclopédia da maçonaria e suas ciências de Albert C. Mackey Md Hasan

Fonte: https://www.facebook.com/otemploeomacom

Nenhum comentário:

Postar um comentário