Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 3 de julho de 2020

LUGAR NO TRONO

LUGAR NO TRONO
(republicação)

Em 07/10/2015 o Respeitável Irmão Rodrigo Dreher, Loja Sepé Tiaraju, no 1.174, REAA, GOB-RS, Oriente de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, solicita os esclarecimentos seguintes: rodrigodreher@me.com

No REAA do GOB é dito que o 1º Vigilante é o substituto do Venerável Mestre quando está ausente. Não podendo, no entanto realizar Sessões Magnas de Iniciação, Elevação etc... Minha dúvida é se numa Sessão Ordinária em que o 1º Vigilante está substituindo o Venerável Mestre ele pode ocupar o trono de Salomão?

CONSIDERAÇÕES:

A questão não é do REAA do GOB, a questão é de tradição na Maçonaria, onde de há muito o substituto imediato do Venerável sempre foi o Primeiro Vigilante.

No caso das Sessões Magnas um Ex-Venerável é necessário devido ao manuseio na sagração da Espada Flamejante. 

Assim, de modo precário o substituto imediato toma assento no mesmo lugar destinado ao Venerável, que infelizmente de modo equivocado seria tratado de trono de Salomão ao ponto de se tornar consuetudinariamente o nome dado ao sólio. 

Por assim ser é que o substituto atuará do mesmo lugar do Venerável – na cadeira central colocada no Altar. 

É oportuno salientar que na França, de onde é originário o REAA, não existe o título honorífico de Mestre Instalado, senão apenas o Venerável Mestre e os Ex-Veneráveis. Instalação lá significa simplesmente posse, sem lenda ou sinais como os por aqui enxertados, já que Instalação é mesmo ato da Maçonaria Inglesa. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.060 – Melbourne (Vic.) segunda-feira, 23 de maio de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário