Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 29 de julho de 2020

MINUTO MAÇÔNICO

O ESQUADRO 

1º - Instrumento de desenho em forma de ângulo reto cuja origem é antiqüíssima. Símbolo da Retidão, o Esquadro exprime que o homem deve sujeitar todas as suas ações a essa qualidade, constituindo a virtude que deve existir em todo homem de bem. 

2º - O Esquadro é uma das seis jóias da Loja e a primeira das três chamadas móveis, e figura em todos os graus da Maçonaria como um dos emblemas mais eloqüentes. 

3º - Símbolo da Terra, onde se desencadeiam as paixões humanas, o Esquadro relaciona-se com a Matéria, que simboliza, retifica e ordena, representando, de um lado, a ação do Homem sobre a Matéria, e do outro, a ação do Homem sobre si mesmo. 

4º - Sempre à vista do Maçom, o Esquadro lembra-lhe constantemente a obrigação que tem de desprender-se das coisas materiais e das preocupações vulgares para enveredar pelo caminho mais reto da Equidade e da Justiça. 

5º - Simbolizando a Equidade e a Justiça, por isso, constitui a jóia do Venerável Mestre, porque este deve ser o Maçom mais reto, justo e eqüitativo da Loja.

Fonte: http://www.cavaleirosdaluz18.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário