Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 19 de julho de 2020

REFLEXÕES DE UM “MAÇONAUTA”

REFLEXÕES DE UM “MAÇONAUTA” 
Valdemar Sansão 

A comunicação evoluiu acompanhando o progresso da ciência e da tecnologia: o jornal, o telégrafo, telefone, rádio, televisão, fax, internet... 

a) INTRODUÇÃO 

A maior evolução eletrônica dos últimos anos foi sem dúvida a Internet. Ela diminui o tempo e as distâncias mundiais. Não podemos mais viver sem ela. Na verdade a informática tornou-se quase uma divindade. Sua importância hoje é imensurável, tão arraigada está em todos os planos da vida humana, por suas qualidades de eficaz meio de comunicação com rápido e longo alcance. 

A presença da Maçonaria na Internet, representa a expressão da sua abertura ao mundo profano (leia-se, aos não maçons) e mesmo uma forma adicional de incentivar o incremento daquela que é uma das características mais evidentes na Maçonaria, que é o seu universalismo, logo, a cooperação nacional e internacional. Por outro lado, permite um contacto estreito com a comunidade, onde a Maçonaria tem uma importante participação de caridade e benemerência, mas tem, também, o seu objetivo político, que é melhorar a vida dos homens por intermédio das idéias políticas. 

A Maçonaria sempre foi portadora de inovação no sentido humanista. Embora diferente e com particularidades próprias, tem acompanhado o progresso, principalmente o tecnológico. Seria excelente se conseguisse colocar suas idéias nas ruas, em prática, para que o povo absorvesse e escolhesse pessoas afinadas com suas idéias, prevalecendo os valores morais e funcionais que podem conduzir à felicidade o gênero humano. Bem utilizada a Internet é uma via inexcedível de possibilidades de divulgação da cultura maçônica que cada vez mais está atual e a suscitar adesões entre os homens de boa vontade, com vivência espiritual e que simultaneamente sejam respeitadores dos valores democráticos, das leis e das autoridades do nosso país. 

A Internet não é entidade ou organização única. É um conjunto livre de redes de computadores no mundo inteiro. Imagine uma teia de aranha envolvendo o globo, com fios de seda alcançando de um ponto a outro, num desempenho complexo. Cada ponto é uma rede de computadores onde é armazenado o conhecimento. A World Wide Web é a parte da Internet que a maioria das organizações e empresas está usando por causa de sua sofisticada capacidade gráfica. A quantidade de informações é impressionante. 

Uma das utilidades mais óbvias da Internet para a Maçonaria é a pesquisa. Estando on- line, os usuários podem comunicar-se e encontrar informações que nunca encontrariam de outro modo. 

b) IMPOSTORES VIRTUAIS 

Como tudo que o homem cria, carrega também seus defeitos, a Internet é utilizada por traficante de drogas, “pirata da informática”, pornografia, pedofilia e outros temas igualmente nefastos. 

Muitas vezes a Internet é considerada o último reduto em que reina a liberdade de expressão. Qualquer pessoa pode enviar qualquer mensagem, verdadeira ou não. O mesmo anonimato que conforta os “homens livres e de bons costumes”, pode encobrir aqueles que têm motivos inconfessáveis. É bom prestar atenção em quem está por trás das informações. Sua maior qualidade é, também, seu maior defeito: o amplo acesso permite que qualquer um publique nela o que bem entender e a privacidade proporcionada é um perigoso convite para que se dê vazão a curiosidades ou instintos antes reprimidos pela exposição social. Mas é claro que a culpa disso não 
é da Internet. O instrumento não pode ser culpado pelo mal uso que dele faz quem o utiliza. 

Lembre-se: um correspondente da Internet que se diz Maçom, pode não ser. Até mesmo um indivíduo cujos motivos sejam inocentes pode ter informações incorretas. 

Ao buscar informação sobre Maçonaria, preste atenção na fonte. Deve-se procurar informação em mais de uma fonte. Se encontrar alguma página destoante, desconfie. Informações responsáveis, de Instituições Maçônicas geralmente passam por revisão. 

Isso não significa que informações alternativas devam ser logo descartadas. Ao considerar a veracidade do que você lê, tenha em mente que pode ser material considerado espúrio, devido a facilidade com que se pode obter espaço na rede, para divulgar as idéias que se desejar. 

c) A INFORMAÇÃO SÉRIA E RESPONSÁVEL 

Sabiamente a censura, pura e simples, nunca foi suficiente a inibir continuas tentativas de burla. Neste caso, parece mais sensato combater a desinformação caluniosa e distorcida, com a informação séria e responsável. 

Inúmeros são os sites oficiais das Potências Maçônicas regulares e das Oficinas, bem como são os sites de Maçons responsáveis. 

Websites com sites maçônicos em São Paulo (Capital) 
- Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (GLESP): www.glesp.com.br; 
- Ir.’. Kleber de Toledo Siqueira: www.salmo133.org; 
- muitos outros, facilmente localizados. 

São informações rápidas, fáceis e imediatas da sabedoria e da experiência acumuladas de muitos Maçons que buscam estreitar laços de amizade e fraternidade com outros obreiros da própria Obediência e das Potências co-irmãs. 

d) A ABERTURA AO MUNDO PROFANO 

Contam-se aos milhares as mensagens recebidas de toda a parte, de congratulações, de incentivo, de sugestões, de pedidos de esclarecimento, de oferecimento de colaboração, numa demonstração evidente de que a Maçonaria é bênção de sustentação dos que já a conhecem e de inúmeras criaturas, irmãos nossos (não Maçons), que estão à espera de uma informação correta, esclarecedora para suas almas sequiosas de conhecimento. 

Pessoas bem intencionadas pedem informações sobre os requisitos para Iniciação na Ordem. Os internautas maçons – “Maçonautas” cuidando da indispensável segurança de que devem ser revestidas muitas das informações maçônicas na grande rede mundial, devem indicar as fontes relacionadas, onde num “clique” poderão obter dados confiáveis. 

e) CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Não é necessário insistir demasiadamente no fato de que a Internet disponibiliza recursos tecnológicos que podem ser perfeitamente utilizados, (como em parte já são) pela nossa Sublime Instituição, em seu proveito, e em proveito de todos os Irmãos, sem abrir mão da ética que deve permear todas as ações do verdadeiro Maçom. 

Para acompanhar o processo tecnológico, é preciso que a Maçonaria utilize os meios de comunicação e processamento de informação condizentes com a atualidade que vivenciamos, não podendo desprezar a existência da Internet este importantíssimo meio de comunicação, eficiente e consideravelmente menos dispendioso de qualquer outros até hoje disponível. 

A questão é estamos atentos para acompanhar os tempos atuais sob pena de ficarmos defasados e obsoletos. Podemos dizer que tudo se resume na busca do ponto de equilíbrio, à determinação do compromisso justo e perfeito entre a liberdade de expressão e a responsabilidade com a Maçonaria e os seus Princípios, Postulados e Objetivos de Construtores Sociais. 

Cabe agora, então, mantermo-nos sintonizados com as mudanças que ocorrem na Sociedade cujos destinos desejamos influenciar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário