Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 18 de julho de 2020

TRANSMISSÃO DA PALAVRA

TRANSMISSÃO DA PALAVRA 
(republicação)

14/10/2015 o Respeitável Irmão Sérgio Rocha de Oliveira, Loja Estrela da Fronteira, 2.024, REAA, GOB, Oriente de Mundo Novo, Estado do Mato Grosso do Sul, solicita os seguintes esclarecimentos: sroliveira@fazenda.ms.gov.br

Estamos com dúvidas com relação à transmissão da Palavra Sagrada. Ao transmitir a Palavra o Diácono sobe o trono do Venerável pelo lado norte (ou seja, pela direita do Venerável). E quando o Diácono leva a palavra ao Primeiro Vigilante este sobre o altar pelo lado esquerdo do Vigilante. Este procedimento esta correto? Um irmão disse que deveríamos acessar o trono dos Vigilantes pelo lado direito destes. É o correto? Meu irmão nos dê uma orientação sobre a transmissão da palavra?

CONSIDERAÇÕES:

As Luzes da Loja são abordadas nessa oportunidade sempre pela sua direita (seu ombro direito). Nessa situação, assim que o mensageiro (Diácono) se postar à sua direita, o Venerável, ou qualquer um dos Vigilantes, vira-se para o Diácono, ficando os mesmos frente a frente (um de frente para o outro) – tanto no início como no encerramento.

Assim, não existe nenhum giro em volta da mesa ocupada pelo Vigilante na intenção de abordá-lo pelo seu lado esquerdo.

Aliás, penso que o momento seja oportuno para salientar que em algumas Lojas, por interpretação indiscutivelmente equivocada do texto ritualístico, insistem em colocar o Primeiro Diácono pela frente do Altar ocupado pelo Venerável para o ato da respectiva transmissão. Ledo engano, o Diácono sobe pelo Norte do Altar (direita do Venerável) e se detém. Imediatamente a seguir o Venerável se volta para ele – ficando ambos de frente (um para o outro) – para os devidos procedimentos necessários na transmissão da Palavra Sagrada. Isso se dá tanto no início como no encerramento da Sessão.

Resumindo, em qualquer ocasião, salvo na cerimônia da Taça Sagrada durante a Iniciação, o Venerável e os Vigilantes ocupando normalmente os seus lugares na Loja, são sempre abordados pelo seu lado direito (ombro direito).

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.085 – Melbourne (Vic.) sexta-feira, 17 de junho de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário