Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 25 de julho de 2020

LUZES APAGADAS E CONDUZINDO O MALHETE

Em 04/03/2020 o Respeitável Irmão Sérgio Albuquerque Jr., Lojas Olhar Consciente, 3.843, e Basiléia, 4.109, REAA, GOB-SP, Oriente de São Paulo, Capital, apresenta as dúvidas seguintes:

LUZES APAGADAS E CONDUZINDO O MALHETE

Tenho duas questões que gostaria de sua resposta:

1. Em sessão de Mestre, é normal deixar as luzes todas apagadas para a sessão, onde está escrito?

2. Quando os vigilantes, a pedido do Respeitab∴ Mestre, saem percorrendo as Colunas na abertura da loja para verificar se todos são Mestres, é preciso portar o malhete? Da mesma forma, não encontrei na literatura.

Há uma terceira questão, sobre Aprendizes agora, no ritualistica.gob.org.br, há que colocar o novo Aprendiz, o que acho coerente, no topo da Coluna do Norte, mas nos rituais antigos ainda não, é já para fazermos isto?

CONSIDERAÇÕES:

A Loja trabalha em penumbra apenas no período que envolve a cerimônia de Exaltação. O ritual em vigência menciona quando a Loja deve assim proceder (página 100), todavia não menciona o retorno às condições normais de iluminação do recinto. Isso está sendo corrigido e irá em breve para o Sistema de Orientação Ritualística do GOB RITUALÍSTICA. 

Em síntese a Loja trabalha em penumbra num determinado momento que envolve a liturgia da Exaltação – a partir do ingresso do Comp∴ e o encerramento da teatral representação da Lenda de H∴ A∴. Passado esse trecho dos trabalhos, o espaço volta a ser iluminado normalmente. Esse retorno da iluminação é que não consta no ritual em vigência e está sendo corrigido. As luzes do ambiente devem voltar à normalidade assim que for encerrada a narrativa da Lenda. Observação – em nenhum momento da sessão apagam-se as luzes litúrgicas (as dos candelabros que ficam junto às Luzes da Loja). Isso também será melhor esclarecido no GOB RITUALÍSTICA.

Nas sessões ordinárias não se trabalha com a Loja em penumbra, ficando isso relegado apenas a uma parte da Sessão Magna de Exaltação, assim como na Sessão Magna de Iniciação durante o "fiat lux".

Não, pois o porte desse objeto apenas irá atrapalhar durante os procedimentos de verificação. Assim, nessa oportunidade os VVig∴ deixam sobre as suas respectivas mesas o malhete.

Sim, os Aprendizes iniciam a sua jornada junto à primeira Col∴ Zodiacal no topo da Col∴ do Norte (parede setentrional) a partir da constelação de Áries que marca o início da primavera no hemisfério norte da Terra. Dessa forma, o recém-iniciado lá deve ser colocado e não próximo a balaustrada que é o final da jornada do Aprendiz, ou seja, lugar daquele que está prestes a ser Elevado, quando irá cruzar o eixo em direção à Col∴ do Sul (da perp∴ ao nív∴).

Concluindo, todas as orientações e adequações constantes do Sistema de Orientação Ritualística em http://ritualistica.gob.org.br , criado pelo Decreto 1784/2019, devem ser aplicadas imediatamente sobre os rituais, até que os mesmos tenham uma nova edição (prevista futuramente).

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário