Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 27 de julho de 2020

PROCEDIMENTOS NO PROCESSO DE INICIAÇÃO

Questão que faz em 05/03/2020 o Respeitável Irmão Paulo Mota, Loja 21 de Abril, 82, sem mencionar o Rito, Grande Oriente do Paraná (COMAB), Oriente de Curitiba, Estado do Paraná.

PROCEDIMENTOS PARA INICIAÇÃO

Qual a ordem cronológica correta da iniciação? Ou melhor, a ordem do procedimento para a iniciação? Ou seja, desde o aceite do profano em integrar a Ordem.

Exemplo: Mestre Maçom, percebe as características no profano e deseja indica-lo, a partir desse momento, até sua iniciação qual a ordem? Primeiro a ficha preliminar, leitura em loja, edital, escrutínio?

CONSIDERAÇÕES:

A Iniciação de um proposto segue, na Maçonaria, as regras emanadas dos regulamentos da Obediência. 

A indicação de um novo membro para a Ordem é um fato que exige responsabilidade e prudência. Assim, a despeito dos dispositivos legais derivados dos regulamentos, é salutar que o padrinho, antes de abordar o futuro proposto, se certifique se o indicado possui de fato perfil para se tornar um maçom - obviamente levando-se em consideração de que quem indica, por ser um Mestre Maçom, conhece a contento os pormenores da Ordem nesse sentido.

No processo de indicação é recomendável que o futuro candidato não saiba ainda que está sendo observado. Nesse sentido, o futuro padrinho deve previamente levar ao Venerável Mestre a sua intenção. Assim o Venerável, sem mencionar o nome de quem propõe, dá conhecimento à Loja do nome ventilado e dá também o prazo para manifestações a respeito. Esgotado o tempo e não havendo nenhum impedimento, o nome do candidato é então lançado oficialmente na Loja, cujo processo passa a tramitar de acordo com o que exaram os regulamentos. Destaque-se que a prévia evita uma série de procedimentos desnecessários no caso de haver uma rejeição do candidato, inclusive a de que ele mesmo fique sabendo do acontecimento.

Em linhas gerais, o processo de iniciação se inicia a partir do momento em que alguém é pessoalmente convidado e preenche a proposta de admissão anexando a documentação exigida. Cabe salientar, entretanto, que na atualidade algumas Obediências estão disponibilizando aos interessados meios de contato àqueles que demonstram interesse em participar da Ordem – é também uma espécie de prévia, todavia oriunda do interessado a ingressar.

Aceito após a prévia, estando ele ciente, o nome do candidato, depois de passar pela comissão de admissão e graus da Loja, irá oficialmente para publicação no Boletim da Obediência e assim obedecendo aos prazos estipulados para impugnações, se for o caso. Decorrido o tempo estipulado por lei e não existindo nenhum impedimento, o Venerável Mestre então nomeia três Mestres Maçons da Loja para que efetuem as respectivas sindicâncias. Elas então concluídas e dentro dos prazos previstos, serão lidas em Loja aberta em sessão ordinária, ocasião em que, não havendo nenhum óbice, será realizado o Escrutínio Secreto. Se aprovado "limpo e puro" o candidato, o Venerável comunica à Loja quem foram os sindicantes e os nomes do padrinho e do irmão que abonou a indicação. Passo seguinte a Loja comunica à Obediência o resultado do processo e solicita o competente placet de iniciação do proposto. Expedido o mesmo, a Loja marca a data da Iniciação no limite de validade da autorização.

Por certo essa é apenas uma síntese desse processo, pois para cada fase dele existem trâmites que devem ser seguidos, destacando ainda a possibilidade de impedimentos e outros fatos naturais ao processo. Muitas Obediências já incluíram oficialmente a prévia de apresentação de candidato no processo de admissão, o que sem dúvida propicia agilidade ao andamento.

Em linhas gerais são esses os procedimentos adotados pelas Obediências, lembrando sempre que a prudência é uma das virtudes que sustentam as Colunas da Sublime Instituição. O papel do padrinho e dos sindicantes nesse processo é o verdadeiro segredo para o sucesso de uma Iniciação. 

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário