Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 13 de julho de 2020

SÍMBOLOS SOBRE OS CAPITÉIS DAS COLUNAS VESTIBULARES (SOLSTICIAIS)

Em 22/02/2020 uma questão sobre o REAA apresentada por um Poderoso Irmão do GOB-ES, Oriente de Vitoria, Estado do Espírito Santo:

SOBRE OS CAPITÉIS DAS CCOL∴ B∴ E J∴

Uma Loja cujo templo está sendo construído consultou o GOB-ES se o topo de cada uma das colunas B e J é ornado com um globo terrestre em uma e com 3 romãs em outra; se o mesmo ornamento para as duas ou nenhum ornamento. Por fim, em sendo distintos, que ornamento recebe cada coluna. o Ritual não faz referência e a informação de fontes não oficiais me deixa inseguro de dar uma resposta.

Recorro então ao socorro do meu eminente irmão para me ajudar a dar uma resposta correta. 

CONSIDERAÇÕES:

A rigor, cada Templo recebe decoração pertinente ao grau de trabalho da Loja. Em se tratando do REAA, é costume se utilizar um mesmo espaço para a realização dos trabalhos do simbolismo, decorando-o conforme o grau.

Destaque-se que nos dois primeiros graus há poucas diferenças na decoração, o que economicamente reforça a utilização de um mesmo recinto, fazendo-se, evidentemente as necessárias adaptações.

No caso das Colunas Vestibulares, as romãs e os globos, no rito mencionado, os capitéis recebem sobre si, comumente agrupadas sobre cada capitel, três romãs entreabertas. Geralmente essa tem sido uma decoração definitiva, embora raramente algumas Lojas até façam a troca dos símbolos conforme o Grau de trabalho - ou as romãs, ou os globos. A rigor isso seria excesso de preciosismo, pois os símbolos correspondentes aos graus aparecem definitivamente nos respectivos Painéis, como se verá adiante.

No tocante aos trabalhos do 2º Grau, os globos sobre os capitéis aparecem no Painel do Grau, como também acontece com as romãs no Painel do 1º Grau. Desse modo, como se pode observar, não existe a necessidade premente de que esses símbolos (romãs ou globos) estejam palpáveis sobre as Colunas B e J no átrio, juntas à porta de entrada (vestibulares – de vestíbulo, átrio), pois como já observado, eles aparecem nos respectivos Painéis onde se localiza o conjunto de símbolos obrigatórios de cada grau – vide as CCol∴ do Pórtico no Painel.

Dado ao comentando, tem sido costume, quase que generalizado, de que os templos maçônicos do REAA tragam definitivamente agrupadas sobre os capitéis das Colunas Vestibulares as três romãs, bastando, no caso de os trabalhos ocorrerem em 2º Grau, que os globos (o Mundo e o Universo) apareçam no Painel do respectivo grau.


Se faz oportuno comentar que existem costumes que aplicam os trabalhos maçônicos, como por exemplo o Craft praticado na Grã-Bretanha, onde as Colunas B e J aparecem muitas vezes em lugares distintos na sala da Loja tendo, sobre elas, os mencionados globos. 

Contudo, para o REAA, rito de vertente francesa, embora com influências anglo-saxônicas, o trato com esses símbolos (romãs e globos) é o que fora aqui considerado. 

Por fim, cabe mencionar que, em se tratando de romãs, como está no Painel do 1º Grau, vão três sobre a Col∴ B∴ e mais outras três sobre a Col∴ J∴. Quanto aos globos (são dois de significados distintos), também como está no Painel do 2º Grau, vai um sobre a Coluna B∴ e outro sobre a Coluna J∴.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário