Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 21 de julho de 2020

COBRIDOR MESTRE INSTALADO

Em 03/03/2020 questão que faz o Respeitável Irmão Ericson Simonetto, Loja Estrela da Harmonia, REAA, GOB-SC, Oriente de Criciúma, Estado de Santa Catarina.

COBRIDOR MESTRE INSTALADO

Tenho mais uma dúvida e se possível gostaria do esclarecimento do Sr. Em nossa Loja, tínhamos por hábito escolher um Mestre Maçom para o cargo de Cobridor Interno do REAA. Depois, recebemos a informação que assim que o Venerável Mestre, deixasse o cargo assumiria o cargo de Cobridor Interno. Em outra oportunidade voltou a ser Mestre sem a necessidade de ser instalado. Como está hoje, pode me orientar por gentileza.

CONSIDERAÇÕES:

A regra não é essa no REAA. Não há necessidade de que os cargos dos Cobridores somente devam ser ocupados por ex-Veneráveis (Mestre Maçom Instalado). A obrigatoriedade é sim de que o titular seja um Mestre Maçom, aliás, como qualquer cargo exercido em Loja é privativo de um Mestre Maçom – vide o Art. 229, § 1º do Regulamento Geral da Federação.

É verdade, entretanto, que existem costumes (workings), como o anglo-saxônico por exemplo, onde em alguns casos seja comum que Mestres experientes, inclusive que já tenham sido instalados, ocupem o cargo de Tyler, ou o Guarda-Externo. Esses oficiais, diferente do costume latino, não ingressam nos trabalhos, mas permanecem na parte externa desempenhando literalmente o trabalho de guardião. Em alguns casos eles são até mesmo pagos por esse trabalho e não são necessariamente maçons do quadro da Loja, porém Irmãos regulares e experientes que exercem o ofício de guardar a Loja e afastar os cowans que eventualmente possam se aproximar.

Já a Maçonaria de vertente latina, como é o caso do REAA (nascido na França), o costume se diferencia, onde os cargos de Cobridor Interno e Externo são exercidos por Mestres Maçons membros do quadro. 

Dando por concluído, reitera-se que os cargos são preenchidos por Mestres Maçons, contudo, sem a necessidade de que sejam instalados (ex-Veneráveis). Sob nenhuma hipótese Aprendizes e Companheiros assumem cargos e nem participam de comissões.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário