Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 11 de julho de 2020

POSIÇÃO DO ALTAR DOS JURAMENTOS

POSIÇÃO DO ALTAR DOS JURAMENTOS
(republicação)

Em 01/06/2016 o Respeitável Irmão Hercule Spoladore, Loja de Pesquisas Brasil, COMAB, Oriente de Londrina, Estado do Paraná, solicita as seguintes informações:
hercule_spolad@sercomtel.com.br

Por favor, me tire uma dúvida. No Rito Escocês Retificado existe Altar dos Juramentos? Onde ele fica localizado? No Oriente ou no Ocidente? Quantos aos demais Ritos que ele existe, apenas no REAA ele está situado agora no Ocidente?

CONSIDERAÇÕES:

O Rito Escocês Retificado que, embora possua no seu título distintivo o termo “escocês”, nada, mais nada mesmo, tem a ver com o nosso conhecido Rito Escocês Antigo e Aceito.

O Rito Escocês Retificado é um rito essencialmente cristão e filho espiritual do da Estrita Observância do maçom Barão Von Hundt. É um rito que em partes ainda segue a conta de uma “religião que todo o cristão concorda”, de tal modo como o exigido no século XVIII pelos deveres prescritos aos maçons livres.

Historicamente o Rito, segundo Alec Mellor, é de procedência tumultuada e confusa, principalmente naquilo que diz respeito aos seus Altos Graus.

Atualmente muitos especialistas têm discutido bastante sobre “qual cristianismo” trata a essência do Rito, o que acabou por resultar no aparecimento de duas tendências, sendo uma essencialmente amparada pela tradição, cuja característica principal é a de rejeitar qualquer descristianização no seu processo litúrgico doutrinário, e a outra tendência àquela que já não admite mais a exclusão de não cristãos dos seus quadros.

Em ambas as tendências, entretanto, o Rito procura permanecer muito fiel às práticas ritualísticas do século XVIII.

Dentro dessa concepção, dentre outros, tradicionalmente o Rito Escocês Retificado não adota nenhum único e específico “Altar dos Juramentos”, senão a tomada das obrigações (juramento) diante das Luzes Emblemáticas sobre o altar, ou mesa que é ocupada pelo Venerável Mestre. Em síntese a tríade emblemática (Livro da Lei, o Esquadro e o Compasso) ficam na mesma mesa ocupada pelo Venerável.

O RER∴ atualmente faz parte da constelação de Ritos adotados pelo GOB.

Em relação ao Altar dos Juramentos no Rito Escocês Antigo e Aceito, infelizmente à moda do Craft Americano, comumente conhecido como Rito de York, algumas Obediências brasileiras o transportaram para o centro do Ocidente. O Grande Oriente do Brasil, ao contrário e respeitando a tradição, o mantém no Oriente logo à frente do altar ocupado pelo Venerável Mestre. Diga-se de passagem, que no simbolismo do REAA constituído a partir de 1.804 na França (primeiro ritual simbólico), o juramento era tomado sobre o mesmo altar do Venerável. Com a evolução dos rituais escoceses no século XIX e por uma questão de praticidade, foi criada uma extensão desse altar o qual ficou colocado logo à frente do mesmo com a única finalidade de servir como Altar dos Juramentos.

Em resumo, no verdadeiro escocesismo simbólico o Altar dos Juramentos fica no Oriente.

Fontes bibliográficas – MELLOR, Alec, Dictionnaire des Franc-Maçons et de La Franc- Maçonnerie – Belfond, 1971, Paris. Grande Oriente da França e Grande Loja Nacional Francesa – Paris, 2015.

T.F.A. 
PEDRO JUK –jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.076 – Melbourne (Vic.) quarta-feira, 8 de junho de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário